Aspectos Fundamentais do Projeto Luminotécnico - Ca2

Aspectos Fundamentais do Projeto Luminotécnico

O projeto luminotécnico aplica o adequado uso da iluminação artificial na arquitetura.

A luz é essencial para que possamos usar a nossa visão, desenvolver atividades diárias e influencia significativamente na sensação de conforto e bem-estar. Luminotécnica é, portanto, um campo de estudo primordial dentro da arquitetura para todo tipo de construção. Esse estudo, através de cálculos, técnicas e estratégias tem o principal objetivo de atender às necessidades humanas de acordo com o uso de cada espaço.

A Luminotécnica ou Lighting Design alia arte e ciência no ambiente construído. Isso porque o projeto envolve critérios técnicos e estéticos.

Podemos citar três aspectos fundamentais a serem aplicados em um projeto de iluminação: estética, funcionalidade e eficiência energética.

  • Estética – Neste campo a iluminação será adequada ao conceito do projeto arquitetônico.  Analisando características da arquitetura são definidos e destacados pontos de interesse, como texturas, volumes e formas. Este destaque não é somente definido pela quantidade de luz, mas também pela forma que esta luz é aplicada, seja de maneira mais suave e homogênea ou com mais contrastes e sombras.

projeto luminotecnico de galeria

Valorização e integração com projeto arquitetônico são alguns dos principais princípios de um bom projeto luminotécnico. Imagem: Espaço Humanar. Iluminação Renata Bodi, líder luminotécnica Ca2 Conforto Ambiental.

  • Funcionalidade (Ergonomia/Conforto Visual) – A luz deve ser aplicada de maneira funcional, definindo estratégia, fonte de luz, tonalidade de cor, quantidade e distribuição da iluminação conforme tarefas que serão executadas em cada espaço. Também é considerado o conforto visual do usuário, evitando, por exemplo, ofuscamentos e reflexos.

projeto luminotecnico de academia

O uso adequado de softwares auxilia no processo projetual, oferecendo precisão quanto ao resultado esperado. Imagem: Academia Esportiva. Iluminação Renata Bodi, líder luminotécnica Ca2 Conforto Ambiental.

  • Eficiência Energética – aplicar a quantidade de luz necessária, sem excessos e optar por tecnologias de iluminação eficientes e sustentáveis evita gastos desnecessários com o consumo energético. Além disso, o uso inteligente de controles de acendimento contribui para a economia de energia.  Estes controles podem ser simples sensores de presença ou automação mais sofisticada, como uso de dimerização de luminárias conforme a quantia de luz artificial disponível naquele momento.

Dentro de cada um desses pontos existem complexos estudos a serem feitos para definições corretas das questões apresentadas acima. Assim, podemos concluir quão importante e vantajoso contar com um especialista luminotécnico em um projeto de arquitetura.

Leia o artigo: A importância do projeto luminotécnico.

 

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* campo obrigatório
    Quero Acompanhar Conteúdos Sobre: *