A certificação EDGE é uma inovação do IFC (International Finance Corporation) do World Bank. O EDGE torna mais rápido, fácil e mais economicamente viável construir e expressar os atributos de um empreendimento verde.
O EDGE proporciona status internacional aos projetos certificados sem perder o contexto local, pois foi concebido para empreendimentos em países emergentes. O sistema foca apenas em questões de eficiência energética, uso da água e energia incorporada aos materiais, não sendo necessárias visitas detalhadas à obra, comissionamento e documentação extensa.
Saiba mais sobre a certificação EDGE em nosso e-book, através do link.
O Plano Empresário Verde do Itaú BBA é voltado ao financiamento da construção de edifícios sustentáveis. Inicialmente, a modalidade atenderá a região da cidade de SP (que corresponde a cerca de 40% do mercado de construções sustentáveis), mas logo se estenderá para todo o Brasil.
Terão como benefício a redução na taxa de juros as incorporadoras que adotarem a certificação EDGE que garante que projetos residenciais ou comerciais consumam no mínimo 20% a menos de água, de energia e energia incorporada nos materiais, quando comparados a um referencial local de mercado.
A primeira operação do crédito já foi realizada para a MPD Engenharia, com um projeto multi-uso (residencial, comercial e corporativo) recentemente lançado: o Verve Pinheiros, que contou com a consultoria Ca2. Desde então a Ca2 esteve envolvida na certificação preliminar EDGE de mais 5 empreendimentos da MPD e de outros incorporadores.
Milton Meyer, CEO da MPD Engenharia, comenta que o projeto já contava com estratégias sustentáveis, como sistema de reuso de águas pluviais para irrigação, iluminação LED em áreas comuns, arejadores de torneiras e bacias dual flush, vidros de controle solar (corporativo) entre outros. O projeto necessitou de poucas adaptações para obter a certificação.
“A nossa decisão empresarial é certificar todos os lançamentos residenciais em que atuarmos como incorporadora daqui para a frente”, diz ele. A empresa lança, em média, três a quatro empreendimentos por ano, com VGV (valor geral de venda) entre R$ 100 milhões e R$ 150 milhões.”
Milton Meyer, CEO da MPD Engenharia