Entende-se por microclima as condições climáticas (ventos e insolação) decorrentes de decisões de projeto em uma área de influência limitada ao projeto de um bairro, quarteirão ou terreno.
O estudo de microclima observa as condições macroclimáticas (clima regional), avaliando as transformações que as mesmas sofrem na escala do empreendimento proposto, portanto transformando as condições climáticas da localidade em condições microclimáticas.
Imagem: O livre
Geralmente relegados a segundo plano no planejamento de áreas abertas ou semi– abertas, a percepção térmica e experiência do usuário pode ser otimizada através de iniciativas de projeto arquitetônico e paisagístico.
O planejamento microclimático de empreendimentos deve ser concebido com o auxílio de simulações computacionais, que são capazes de prever com adequado grau de precisão, quais serão as condições de insolação e ventos no empreendimento ou bairro a ser construído.
Imagem: Deviante
O trabalho de microclima inicia-se na etapa de Estudo Preliminar e basicamente visa:
Variáveis Climáticas
A criação de microclimas urbanos agradáveis e confortáveis ao usuário está relacionada às principais variáveis climáticas a seguir:
Os estudos de microclima envolvem a manipulação de elementos arquitetônicos e paisagísticos capazes de controlar principalmente a velocidade dos ventos e a radiação solar de maneira benéfica ao projeto.
Em segunda instância, procura-se controlar pontualmente a temperatura resultante do ar e a umidade relativa.
As duas primeiras variáveis (ventos e sol) dependem de decisões macro de projeto, sendo que as duas últimas são geralmente decorrentes de decisões pontuais de projeto;
Imagem Destaque: Construágiln
Saiba mais sobre o nosso serviço: análise de microclima urbano