O edifício corporativo Jatobá em São Paulo é um dos projetos que mais admiro. Projetado por Aflalo Gasperini, é um dos poucos exemplares contemporâneos que apresentam verdadeira adaptação climática de fachadas.
O projeto evita panos de vidro extensos, além de contar com brises-soleil nas fachadas mais suscetíveis à radiação solar direta. Isso resulta em conforto ambiental superior em relação à seus pares, além de uma qualidade estética muito interessante. Trabalho constantemente com o escritório Aflalo Gasperini desde 2012.
É um dos principais escritórios que compreende seu papel frente às questões de sustentabilidade e conforto ambiental. Procuram compreender e incorporar, sempre que possível as diretrizes de conforto ambiental que lhes são passadas como poucos escritórios fazem.
Por isso são capazes de produzir projetos com qualidade ambiental superior. Não é bajulação, é apenas um relato de quem já esteve com eles na concepção de muitos edifícios, incluindo projetos não corporativos, onde as questões bioclimática podem ser ainda mais aproveitadas.
Imagens: Daniel Ducci
Autor: Marcelo Nudel