Arquitetura: Denyse C. Azevedo
Cliente: Proprietários
Escopo: Adequação climática e Conforto Ambiental
Local: Cacoal, Rondônia
Ano: 2018
Consultoria em Adequação Climática e Conforto Ambiental
A Ca2 desenvolveu para a residência unifamiliar existente, elaboração de diretrizes técnicas e assessoria para adequação climática e conforto ambiental em projeto de arquitetura.
Entende‐se por adequação climática e conforto térmico no ambiente construído o conjunto de características capazes de fornecerem condições térmicas que satisfaçam as necessidades humanas pela maior parte do tempo. Isso deve ser feito com reduzido uso de equipamentos consumidores de energia.
O objetivo do trabalho foi orientar o arquiteto na concepção do projeto, iniciando-se na geometria e implantação, passando pela seleção de materiais e vidros, o desenho e dimensionamento de sistemas sombreadores e aberturas para ventilação natural, culminando em desempenho térmico adequado ao clima e padrão de uso e ocupação.
Com base nos estudos realizados, análise climática e entendimento das características locais, foram feitas sugestões de soluções que irão promover maior conforto ambiental e adequação climática.
Janelas sombreadas por varandas com grandes beirais, portas com veneziana, construção elevada do solo, ventilação cruzada e ventilador de teto garantem redução do superaquecimento da edificação.
As imagens acima mostram exemplos de brises a serem aplicados na fachada Norte – que mais recebe horas de radiação solar durante o ano todo.
Essa fachada deve ser preferencialmente protegida por uma combinação de brises verticais e horizontais de maior extensão (com ângulo de proteção horizontal de 53º e vertical de 50º), ou algum outro elemento que possibilite o mesmo efeito, como varandas; Os elementos de sombreamento devem possibilitar a ventilação, como venezianas e brises móveis ou fixos; Além disso, essa é uma fachada importante, pois recebe os ventos predominantes, por isso suas aberturas devem ser bem dimensionadas.
As referências acima mostram elementos de sombreamento que possibilitam a ventilação, como venezianas e cobogós. Persianas de enrolar também foram recomendadas para a fachada oeste;
Como resultado dessas estratégias o projeto proporcionou condições adequadas de conforto térmico aos residentes pela maior parte do tempo possível e consequente redução no consumo de energia.
O trabalho também envolveu:
Veja mais dos nossos projetos aqui