Capacidade Térmica é uma grandeza que mede a quantidade de calor que deve ser absorvida ou cedida por um corpo para que ocorra variação de 1 °C.
Quanto maior a capacidade térmica de um sistema construtivo, maior é a capacidade de “roubar” calor do ambiente e armazenar em sua estrutura, reduzindo portanto a temperatura do ar que o circunda. Por exemplo, sistemas em concreto aparente tendem a ter uma capacidade térmica mais alta.
A capacidade térmica é também conhecida como inércia térmica. Construções com alta inércia térmica tendem a apresentar temperaturas mais amenas do que extremos que podem se apresentar no exterior das mesmas. Justamente porque em dias quentes, ela absorve parte do calor dos ambientes, reduzindo as temperaturas do ar interno e armazenando em sua estrutura por algumas horas.
A noite, a inércia térmica libera esse calor de volta aos ambientes. Por isso, em noites frias, deve-se manter uma boa ventilação natural para expelir esse calor. Em noites frias, esse calor armazenado auxilia no aquecimento dos ambientes.
Construções como o concreto aparente, rochas e o solo, apresentam alta inércia térmica.
00
Gostou do conteúdo? Leia também: O que é inércia térmica?