A Importância de Uma Boa Acústica em Escolas - Ca2

A Importância de Uma Boa Acústica em Escolas

A acústica em escolas é parte fundamental para que haja inteligibilidade (boa compreensão das informações) e boa aprendizagem. Escolas são locais onde ocorrem ruídos excessivos e constantes, e isso afeta a cognição e desempenho de alunos e docentes.

O adequado Desempenho acústico além de influenciar diretamente a inteligibilidade da fala, reduz stress de alunos e professores e assegura um ambiente mais propício ao aprendizado.

Professores em espaços educacionais mal projetados acusticamente são extremamente afetados, podendo apresentar até danos vocais, estresse e outros sintomas de alterações fisiológicas provocadas pelo tempo de exposição ao barulho.

Imagem: Phonolook

A concentração em locais onde há reverberação excessiva e falta de tratamento acústico, também é drasticamente afetada, e por sua vez interfere diretamente na aprendizagem.

O que nos faz pensar:

  • Por que os alunos estão desmotivados ou não conseguem se concentrar?
  • Por que os professores ficam com a voz tão prejudicada?

Estudos mostram que os alunos podem perder até 50% do conteúdo que é passado pelo professor. Vale a pena repensar as nossas escolas!

Diferentes tempos de reverberação e melhoria significativa na inteligibilidade da fala são consequências de um bom estudo e projeto acústico. Conforto acústico tem um objetivo: permitir que as pessoas usem os espaços e exerçam suas atividades.

Projeto de acústica não é aumento de custos. Quando observamos o que acontece com projetos que ignoram a acústica, percebemos que investir em um bom projeto de acústica na verdade reduz custos, pois inevitavelmente o proprietário ou ocupante do edifício precisará requalificar a edificação para consertar a falta de desempenho.

Imagem: Resonics

E nas escolas isso ainda é mais importante pois, como falamos , a falta de atenção a questões acústicas interfere diretamente na inteligibilidade da fala e consequentemente a capacidade de aprendizado de alunos. Ignorar o desempenho acústico em projetos de escolas é tirar do aluno uma condição básica para o bom aprendizado.

O projeto técnico de acústica é fundamental na concepção de espaços de ensino e vai muito além “daquela espuminha que se põe no teto”. Envolve tratamento interno das superfícies para redução de reverberação, análise e controle do ruído externo, isolamento entre áreas de usos distintos e controle de ruído de equipamentos.

Imagem: Spec Net

Arquitetos, não dispensem essa disciplina em seu projeto em hipótese alguma! Negligenciar uma área tão importante como a acústica, pode trazer problemas irreversíveis e muito mais caros de serem corrigidos após a concepção do projeto.

Clique aqui e veja nossos artigos do tema de acústica na arquitetura.

Imagem Destaque: KKT Architects

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required