A Relação Entre Os Sons e o Comportamento Humano - Ca2

A Relação Entre Os Sons e o Comportamento Humano

Os sons são capazes de influenciar e modificar os comportamentos humanos.  Uma iniciativa na cidade de Lancaster, Califórnia, EUA, exemplifica bem essa afirmação. Em 2010, o prefeito implantou autofalantes que tocavam músicas e emitiam cantos de pássaros em um trecho de 750 m da estrada principal da cidade. No primeiro ano, essa ação levou a uma redução de 15% de crimes recorrentes, e uma redução de 6% de crimes mais graves.

Imagens: (Photo: Halkin Mason Photography) American Builders Quartely

Já nos Aeroportos em Glasgow, na Escócia, em 2006 foram implementados sistemas de sons ambientes que ajudaram a aliviar o estresse dos passageiros, e resultaram em ganhos positivos para o negócio. Em 3 meses essa ação também gerou um aumento de 10% em vendas para varejistas no aeroporto.

Um outro estudo mostrou como soluções de baixo custo antes da construção do projeto podem resultar em melhorias significativas no conforto acústico de edificações. A estratégia focada na redução da reverberação de uma escola utilizou materiais como placas fixadas na parede e painéis de teto. Os sistemas geraram uma redução de metade dos níveis que são exigidos em normas do Reino Unido, com um custo de 4 mil dólares por sala de aula.

Escritórios de plano aberto e o estudo de “janelas artificiais”

Em escritórios de plano aberto, as conversas de fundo e barulhos de equipamentos se tornam um problema. Um estudo realizado com “mascaramento do som” com o objetivo de reduzir a distância em que uma fala pode ser ouvida (cerca de 15 a 4 metros), descobriu que os sistemas implementados reduziram em 50% os sons que causam distração e houve uma melhoria de 47% na concentração. 

Imagens: (Photo: Halkin Mason Photography) American Builders Quartely

Em 1979, uma pesquisa com o foco de proporcionar bem-estar aos funcionários através do som, utilizou “janelas artificiais” com telas em que passavam vídeos e sons da natureza. O resultado mostrou melhorias quando comparado aos efeitos de um ambiente em silêncio absoluto.

O canto dos pássaros e outros sons da natureza trazem sensações de bem-estar aos seres humanos há muito tempo. Os primeiros ancestrais identificavam que não haviam predadores por perto, através do canto dos passarinhos. 

A acústica é de extrema importância, visto que ela pode evitar futuros problemas de saúde, produtividade ou aprendizagem causados pelo ruído excessivo. Ela deve ser levada em conta desde o início do projeto arquitetônico e com a ajuda de um profissional especialista para garantir que o espaço proporcione conforto acústico na execução das atividades de cada ambiente.

Imagens: (Photo: Halkin Mason Photography) American Builders Quartely

É necessário identificar todas as fontes de ruído, de sistemas mecânicos e diversos equipamentos, para que seja possível aplicar o tratamento mais adequado.

Fonte:Building in sound – BIAMP SYSTEMS WHITEPAPER – Autor – Julian Treasure

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* indicates required