A acústica tem um papel primordial em templos religiosos. Em primeiro lugar é importante entender a relação da propagação sonora e o espaço arquitetônico, assim como os sons diretos e refletidos são percebidos pelos ouvintes, dentro do previsto no programa de música e fala de cada igreja.
Os templos religiosos são ambientes amplos, que podem ter aglomeração de pessoas confinadas em um espaço fechado, construídos em geral com materiais acusticamente reflexivos. Estes fatores, quando somados com o ruído externo ao edifício, podem prejudicar significativamente a qualidade da mensagem a ser passada aos ouvintes. Não basta apenas corrigir as deficiências acústicas do espaço através de sistemas de som mais caros.
The Hungarian Jewish Museum – Budapest – Istock
Acústica é sobre como otimizar um espaço para qualidade de som e objetivos específicos, como inteligibilidade de fala e apresentações musicais. Trabalhar o condicionamento acústico é essencial para que haja compreensão e clareza sobre a fala do orador.
Na comunicação oral, a inteligibilidade mensura o quão compreensível a fala é em determinadas condições. A inteligibilidade é afetada pelas características do sinal sonoro (música, fala), o tipo e nível de ruído residual, reverberação e as propriedades do sistema de áudio, quando for aplicável. Portanto, é importante considerar todos estes pontos em conjunto.
A reverberação, importante requisito a ser atendido, se dá através da relação adequada entre som direto e som indireto, obtida pela combinação das formas geométricas do espaço com as características de reflexão e absorção sonora de cada material de revestimento.
Scotland’s Kagyu Samye Ling / Foto: Ian Harper
Além disso, é essencial avaliar os níveis de ruído emitidos por instalações prediais de elétrica, hidráulica e ar condicionado para atender ao critério de ruído residual para os ambientes do templo.
Para avaliação de níveis de pressão sonora externos ao edifício se aplicam: a legislação municipal, a resolução do CONAMA e a ABNT NBR 10151:2019 (Versão Corrigida:2020) – procedimento para medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações, em áreas destinadas à ocupação humana, em função da finalidade de uso e ocupação do solo;
Para critérios de níveis de pressão sonora internos e metodologia de medições se aplica a ABNT NBR 10152:2017 (Versão Corrigida:2020) Acústica — Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações.
Para metodologia de medição de tempo de reverberação se aplica a ABNT NBR ISO 3382-2:2017 Acústica – Medição de parâmetros de acústica de salas – Parte 2: Tempo de reverberação em salas comuns.
Uma vez identificados, através de medições e diagnóstico feitos por um especialista, as questões acústicas podem ser corrigidas usando materiais com absorção sonora: tecido, paineis perfurados, espuma ou produtos de fibra de vidro, por exemplo.
BUFS Chapel / Architects Group RAUM + Nikken Sekkei – Yoon Joon-hwan
São inúmeras as opções disponíveis no mercado. Os materiais absorvedores podem ser colocados em uma ampla variedade de locais, desde o forro, paredes ou mobiliário estofado.
É preciso controlar a propagação de ecos através da absorção sonora e utilizar a difusão com o objetivo de melhorar a qualidade acústica do ambiente. A localização e a escolha de materiais absorventes é uma decisão estética tanto quanto acústica, e os consultores trabalharão com arquitetos e designers de interiores para garantir que esses tratamentos atendam ao projeto da igreja.
Outro ponto chave neste processo é evitar atenuação sonora excessiva, a ponto de afetar a vivacidade do espaço. Isso deve ser considerado em conjunto com o estilo de adoração que o templo adota.
Autora: Andrea Destefani
Imagem destaque: Finland’s Temppeliaukio // © 2017 iStock