Aproveitamento de Águas Pluviais - Ca2

Aproveitamento de Águas Pluviais

O aproveitamento de água da chuva é uma excelente solução sustentável para uso não potável. Com essa estratégia é possível contribuir com o meio ambiente e evitar o desperdício de um recurso que pode ser usado para a rega das plantas, lavagem de pisos ou outros usos. Outro benefício é a economia, podendo resultar em uma redução importante na conta de água.

A cada ano, aumenta a procura por sistemas de captação e reuso. Com recursos hídricos cada vez mais escassos, essa é uma  alternativa que torna edificações mais sustentáveis, reduzindo os impactos ambientais.

Em função da qualidade da água, por conter compostos ou microrganismos que trazem riscos á saúde, só é possível fazer seu uso para fins não-potáveis como a rega de plantas, lavagem de quintais, carros, garagens ou outros espaços.

Em geral, o aproveitamento da água da chuva é um processo simples que envolve a coleta, o armazenamento e uso como uma fonte complementar. O reuso de águas cinzas é um processo mais complexo, que envolve o tratamento por contaminação. Águas cinzas são águas já utilizadas em  processos de limpeza ou lavagens como: banhos, lavagem de roupas, louças, etc. Por serem águas que contém resíduos orgânicos, gorduras, produtos de limpeza – sua reutilização exige tratamento mais elevado.

Existem sistemas relativamente baratos e simples que podem ser instalados para fins domésticos. As cisternas são um exemplo, normalmente formadas por materiais que fazem a coleta da água que chega do telhado, um filtro que retira sujeiras mais grossas, um separador para o descarte da primeira água que faz a limpeza dos telhados e calhas, uma entrada para a cisterna onde será armazenada as águas pluviais, uma pequena abertura para identificar o nível ou adicionar cloro orgânico, uma barreira que força o fluxo da água para que sujeiras contidas na superfície saiam e um ladrão para expulsar o excesso de água ( que pode ser conectado a outra cisterna).

O esquema abaixo traz um exemplo de cisterna:

Fonte: Casalógica

Há também a possibilidade de desenvolver um sistema mais complexo, com uma segunda caixa d’água que abasteça somente alguns encanamentos da casa como descargas sanitárias ou máquinas de lavar.

Apesar de ser simples, o uso de águas pluviais requer alguns cuidados para que seja seguro, como a limpeza regular de calhas para evitar problemas com contaminação. Outro cuidado importante é ter a possibilidade de desviar a primeira água para o descarte de sujeiras contidas no telhado.

Segundo o relatório da ONU , Towards a water and food secure future (Rumo a um futuro com segurança hídrica e alimentar), em 2050 dois terços da população mundial será afetada pela escassez de água.

Esses dados alertam para a necessidade de iniciativas sustentáveis capazes de reduzir impactos ambientais e escassez de recursos naturais.

Leia também: Arquitetura Sustentável- o que é, vantagens e como projetar.

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required