As Cores e o Conforto Térmico dos Edifícios - Ca2

As Cores e o Conforto Térmico dos Edifícios

Neste artigo, de forma bem simples e através de uma fórmula matemática, você vai entender como as cores influenciam no conforto térmico dos edifícios.

Sabemos que cores as claras absorvem menos e refletem mais radiação. Já com as cores escuras ocorre o contrário, elas absorvem mais e refletem menos radiação. Esse conceito é chamado de refletância, também conhecida como “albedo”.

Imagem: Aedb

Em um meio opaco, uma parte da radiação solar incidente é refletida diretamente para o exterior e a outra parte é absorvida pela massa do material. Quanto mais clara for a superfície desta parede externa, maiores são esses componentes que passam para o exterior.

Desta forma, com cores claras você consegue reduzir o fluxo de radiação que é absorvida e dissipada pelo interior da edificação. Podemos dizer então, que as cores claras possuem uma refletância maior, isto é, refletem mais luz e mais radiação.

Nas fórmulas, quando calculamos cargas térmicas, utilizamos a absortância. Considerando 100% de radiação incidindo do lado de fora da parede, a parcela que reflete é a refletância e a parte absorvida para dentro é a absortância.

Uma refletância de 70%, significa uma absortância de 30%. Veja alguns exemplos de absortâncias das cores:

Vamos entender, qual é o efeito da cor dessa parede quando sujeita a radiação solar direta.

Essa fórmula acima nos dá como resultado, o valor da carga térmica, considerando a cor da pintura e a radiação solar incidente numa parede opaca.

Por exemplo, vamos supor os seguintes valores : U= 2,5 ,  Área= 1m², Temperatura externa= 30° , vamos usar uma pintura branca com absortância de 30%, irradiação solar = 700 watts / m², resistência superficial externa tipicamente de 0,051 / 0,05 = 20 e a temperatura interna = 24°.

Aplicando esses valores na fórmula teremos como resultado = 77,5 watts/ m² passando pela parede

Se utilizarmos uma pintura preta do lado de fora, substituindo apenas o valor da absortância por 90%, o resultado é de 129,75 watts/ m².

Ou seja, quando substituímos por uma cor escura, nós aumentamos a carga térmica em 40%.  Isso significa que uma cobertura com uma telha escura ou uma impermeabilização escura exposta à radiação, vai absorver cerca de 40% a mais, considerando os valores que utilizamos no exemplo.

Esses cálculos evidenciam que pinturas claras em paredes e coberturas favorecem muito a redução de cargas térmicas e portanto proporcionam maior eficiência energética.

Gostou desse conteúdo? Leia também: Benefícios do Telhado Verde para o Conforto Térmico

Imagem destaque: Architectural Digest

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required