O movimento BW Expo, Summit e Digital 2020 conta com três Núcleos Temáticos relacionados ao setor da construção.
Para o evento, que foi realizado entre os dias 17 e 19 de novembro, os curadores dos núcleos Construção Sustentável, Reciclagem de Resíduos da Construção e Valorização de Áreas Degradadas preparam uma programação especial.
O arquiteto e urbanista Marcelo Nudel, diretor geral na Ca2 Consultores Ambientais Associados, é o curador do Núcleo Construção Sustentável. Ele convidou para as palestras no evento, renomadas profissionais com trabalhos reconhecidos em território nacional e internacional.
A arquiteta Maria Gabriela Costa, consultora sênior de Sustentabilidade da Sweco UK, apresentará uma palestra sobre a evolução da sustentabilidade em greenbuildings no Reino Unido, no qual trará estudos de casos de seu escritório.
Maria Gabriela é especialista em arquitetura sustentável com foco em simulações computacionais para conforto ambiental, bem-estar e eficiência energética e já coordenou e prestou consultoria para projetos sustentáveis em Londres, Dinamarca, Suíça e Holanda.
Outro tema abordado foi relacionado às questões acústicas e de luminotecnia. A arquiteta e urbanista Andrea Destefani, sócia e Líder de Acústica na Ca2 Consultores Ambientais Associados, e a arquiteta e urbanista Paula Longato, líder do time de Iluminação da BuroHappold Engineering, mostraram algumas abordagens sustentáveis nos projetos de acústica e luminotecnia no Brasil e na Europa.
O curador Marcelo Nudel ministrou a palestra “Ninguém paga por sustentabilidade na construção! A conta não fecha! Será mesmo?”.
Com vasta experiência em processo de projeto integrado e habilidades avançadas em conforto ambiental, sustentabilidade e eficiência energética, ele esteve envolvido em projetos multidisciplinares de edifícios que integram estratégias térmicas passivas, luz natural e desempenho energético em países como Austrália, Espanha, Estados Unidos e Brasil.
Reciclagem de Resíduos da Construção
No Núcleo Reciclagem de Resíduos na Construção, o curador Hewerton Bartoli proferiu uma palestra sobre A reciclagem de RCD no Brasil e desafios locais. Bartoli é presidente da Abrecon – Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição e CEO da R3ciclo.
Outro assunto a ser abordado na programação desse Núcleo está relacionado ao rastreamento das caçambas de entulhos e uso de ferramentas eletrônicas na gestão dos resíduos da construção. O palestrante foi Rafael Teixeira, diretor do Grupo Rafa Entulhos.
Também na programação esteve presente o tema sobre reciclagem de resíduos de serviços de concretagem e artefatos de concreto, abordado por Luciano Mandinga, gerente de Concreto e Materiais da Guarani.
Já Valmir Bonfim, diretor técnico da DVS e consultor técnico da Fremix, falou sobre a reciclagem de pavimento e uso de agregado reciclado em camadas de base e sub-base em rodovias. Desde 1995, Bonfim vem conjugando suas atividades profissionais com o meio acadêmico. Ele é autor livro “Fresagem de Pavimentos Asfálticos”.
Valorização de áreas degradadas
Com curadoria de Ulysses Mourão, membro executivo da empresa EBP Brasil, o Núcleo Valorização de Áreas Degradadas teve webinars com participantes brasileiros e internacionais. Em todos os eventos de conteúdo, Mourão, que possui 25 anos de experiência no mercado ambiental na área de projetos e implantação de obras de remediação no Brasil, receberá convidados.
No webinar Revitalização de Áreas Contaminadas e o Desenvolvimento Imobiliário em Brownfields, ele teve a companhia do geólogo e engenheiro Norbert Brandsch, consultor sênior e membro executivo da EBP Brasil. Para tratar das as experiências brasileiras e europeias no planejamento de áreas contaminadas, juntaram-se a ele Matthias Thoma, diretor executivo da EBP Suíça e Talita Noccetti, gestora de Projetos e Pessoas da EBP Brasil.
Thoma é especialista na elaboração de estratégias para desenvolvimento regional e urbano, incluindo estudos e planos de sites, bairros e cidades, enquanto Talita é especialista em gestão ambiental e em gerenciamento de projetos.
Por fim, no webinar Plano de Desativação de Áreas Industriais e a Remediação Sustentável, ele esteve acompanhado pela arquiteta Ariani Faria, gestora de Projetos e Pessoas da EBP Brasil, e pela geóloga Joyce Cruz, que possui ampla formação em gerenciamento de projetos complexos, sustentáveis e inovadores.
Totalmente virtual, com transmissão pelo site oficial, a BW contou com mais de 100 horas de conteúdo, atividades interativas, ações de relacionamento e de negócios e exposição de produtos, serviços e tecnologias.