Carrefour Nações Unidas - Conforto Térmico e Luz Natural -

Carrefour Nações Unidas – Conforto Térmico e Luz Natural

Escopo: Consultoria em Conforto Térmico e Luz natural através de simulações computacionais.
Ano: 2020
Arquitetura: L35 ACIA
Cliente: Wtorre
Localização: São Paulo, SP

Conforto Térmico

A Ca2 desenvolveu consultoria para desempenho térmico e controle de ofuscamento de envoltória do novo Shopping Mall do Carrefour Nações Unidas.

Realizamos simulações computacionais capazes de prever, dentro de determinada margem de segurança, como serão as condições de conforto térmico nos espaços ocupados. A métrica utilizada é denominada de Método PMV (Predicted Mean Vote) de Fanger, que de acordo com a Norma ANSI/ASHRAE Standard 55 se define por:

 “Conforto Térmico é a condição mental que expressa satisfação com o ambiente térmico e é avaliada de forma subjetiva pelo indivíduo”

Qualquer radiação solar direta que penetra nos espaços condicionados através dos vidros (mesmo os de controle solar com FS baixos) pode causar desconforto térmico e ofuscamento.

O trabalho se iniciou com a aplicação de carta solar e mascaramento de sombreamento nas fachadas para determinação de ângulos de incidência solar. Realizamos simulações computacionais de radiação solar e cálculos de carga térmica de pico, considerando o projeto atual.

Com base nas características propostas para a fachada, simulamos o índice de conforto térmico esperado para os usuários através da métrica PMV (Predicted Mean Vote).

Por fim, o trabalho incluiu recomendações de desempenho de vidro e dimensionamento de elementos adequados ao uso e ocupação dos espaços.

 

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required