Carta Solar - O que é e Para Que Serve a Carta Solar - Ca2

Carta Solar – O que é e Para Que Serve a Carta Solar

A carta solar traz a informação da localização geométrica do sol em um determinado dia e horário. Com essas informações, você consegue dimensionar brises de forma precisa para sombrear ou permitir que a luz do sol entre no período necessário.

Essa ferramenta também ajuda na hora de projetar espaços abertos como uma área com piscina por exemplo. Se você precisa controlar a entrada do sol em um ambiente externo ou precisa identificar locais no terreno com maior ou menor insolação, as informações da carta solar irão auxiliar nesse processo.

Como ler uma carta solar ?

A fotografia acima, feita com uma lente olho de peixe mostra o céu em 360º. O ponto central chamado “Zêniti”é o ponto mais alto do céu considerando que estamos dentro de uma calota celeste. A linha ao redor da imagem, é a linha do horizonte.

Então, o que chamamos de movimento aparente do sol, é o “caminho do sol” que vemos nesta zona de céu.  Se projetarmos esse céu e o movimento aparente do sol em planta no plano teremos a abóbada celeste.

A carta solar, como vemos na imagem acima é a projeção do hemisfério celeste e e do movimento aparente do Sol no plano.

A ilustração acima mostra como funciona a visão da carta solar- em uma superfície plana.

Nessa ilustração vemos com mais detalhes os movimentos aparentes do sol em 3 períodos diferentes: o solstício de verão (21 de dezembro), o solstício de inverno (21 de junho) e os equinócios (21 de março e 21 de setembro).

Fonte: docsity.com/pt/carta-solar-3/5089072

Dentro do hemisfério celeste o sol irá ocupar apenas uma zona.

O desenho acima mostra o caminho do sol em um dia específico.

Para cada latitude haverá uma diferente carta solar.

Em uma latitude 24º sul por exemplo (Latitude de São Paulo) na carta solar a trajetória do sol nesse caso é mais voltada para o norte. Ou seja, nesse caso, boa parte do movimento aparente do sol ocorre ao norte do observador. (Veja na imagem abaixo)

Na ilustração acima, a linha amarela representa o inverno, a linha vermelha representa o solstício de verão e a linha laranja representa os equinócios (21 Março – Setembro)

As cartas solares trazem 1 linha representativa no mês (normalmente dia 21 ou 22 de cada mês) para apresentar as informações de forma mais resumida.

Aa linhas em vermelho na carta solar acima, representam as horas do dia. Como vemos, o sol nasce antes das 6h e se põe depois das 18h. Já no período de inverno, ( Junho/ Julho) o sol nasce às 7h e se põe às 17h.

Como identificar exatamente onde o sol está ?

Já falamos que a carta solar traz a localização exata do sol na calota ou hemisfério celeste.
Primeiro vamos apresentar os conceitos de azimute e altitude solar.  A altitude do Sol é o ângulo entre o plano do observador e o sol e o azimute é o ângulo entre o norte e a posição do sol em planta.

Fonte: Research Gate

Com base nessas informações é possível identificar na carta solar os elementos que representam a altitude e o azimute.

O azimute na carta solar fica localizado na borda, sendo representado por esses traços que determinam os ângulos que vão de 10º a 360º.

Uma vez que você sabe como ler uma carta solar, precisamos aplicá-la em uma situação real de projeto ou aplicar ela em uma fachada por exemplo:

Nesse caso, você precisa alinhar o norte da carta solar com o norte do projeto. A fachada nordeste do exemplo acima, “enxerga” somente a metade do hemisfério celeste. A parcela de céu que vemos fora da fachada é a que está incidindo.

Uma carta solar bem utilizada em uma fachada já nos traz informações importantes de como vai ser a incidência solar ao longo do ano todo.

Transferidor de Ângulos

Existe um outro instrumento auxiliar que é o transferidor de ângulos, ele converte os ângulos dos elementos construtivos para a geometria solar . Essa ferramenta é utilizada para o dimensionamento de brises.

O transferidor possui as mesmas dimensões da carta solar e contém informações relativas a 3 tipos de ângulos: alfa, beta e gama.

O ângulo alfa representa o ângulo formado entre o plano horizontal e o plano vertical. Ele pode ter valores entre 0º (linha do horizonte) e 90º (zênite). Conforme esse plano se inclina a partir do Zênite em direção ao horizonte, o ângulo alfa diminui.

O ângulo beta representa o azimute de um brise, que está sendo projetado, esse valor irá variar de 0º a 90º.

O ângulo gama é traçado da mesma forma que o alfa mas ele é rotacionado em 90 graus em relação ao plano do Alfa.

Clique no banner e veja o vídeo:

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required