3 Formas Inteligentes de "Encarar" uma Certificação Ambiental Para Greenbuildings - Ca2

3 Formas Inteligentes de “Encarar” uma Certificação Ambiental Para Greenbuildings

Vamos ser honestos. São poucas as empresas que no âmago de sua consciência coletiva encaram a sustentabilidade como algo fundamental para a sobrevivência da vida como hoje a conhecemos.

E convenhamos que no dia-a-dia dos negócios (ainda mais no ambiente que o Brasil nos oferece), preocupações com sustentabilidade ficam diluídas e tornam-se secundárias (se é que aparecem).

“Nesse contexto enxergo 3 formas inteligentes de se encarar uma certificação ambiental para greenbuildings, que levam em consideração os benefícios diretos aos negócios.”

  1. Sistemas de certificação são ótimas ferramentas de gestão de projetos, estabelecendo metas objetivas e compulsórias. Quando o projetista não tem como fugir das metas sustentáveis, o projeto se torna sustentável.
  2. Sistemas de certificação são ótimos guias de boas práticas. Mesmo que você já adote algumas práticas sustentáveis em seus projetos, sempre poderá encontrar boas ideias de estratégias adicionais para melhorar o produto final.
  3. Essa é óbvia: diferenciação de mercado. Se seu concorrente não está fazendo, está aí uma oportunidade de diferenciação de facílimo alcance.

Trabalhando em projetos que buscam a certificação Fitwel, começo a perceber em diversos lugares iniciativas que visam o bem-estar, a salubridade e o combate ao sedentarismo, que são os pilares básicos do Fitwel.

O Fitwel tem toda uma categoria de créditos apenas destinado ao design e segurança de escadas, incentivando seu uso no combate ao sedentarismo através de iniciativas de comunicação, pisos seguros, design e cores atraentes, e até música ambiente.

Juntamente com a certificação EDGE, o Fitwel é uma certificação que me estimula muito. São simples (porém não simplórias), não exigem documentação extensa, e seus resultados podem ser vistos de forma mais clara na operação dos edifícios. Vejo assim o futuro das certificações no nosso mercado.

Quer conhecer mais sobre essas certificações ? Confira os nossos conteúdos:

Certificação Fitwel

Certificação EDGE

Outras Certificações

Um abraço.

Marcelo Nudel

Sobre o Autor: Marcelo Nudel, diretor geral da Ca2 é arquiteto formado pela Universidade Mackenzie e pós graduado em Sustainable Architectural Science pela Universidade de Sydney, Austrália. Esteve envolvido em projetos multidisciplinares de edifícios que integram estratégias térmicas passivas, luz natural e desempenho energético em países como Austrália, Espanha, Estados Unidos e Brasil. Lecionou nos cursos de graduação e pós em arquitetura e urbanismo na Escola da Cidade e Universidade Mackenzie. Marcelo Nudel possui acreditação como EDGE Expert, qualificando-o para atuar como consultor para certificação EDGE para greenbuildings.

Acompanhe a Ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* indicates required