Certificação LEED - Ca2

Certificação LEED

A certificação para greenbuildings LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é o sistema de certificação para edifícios sustentáveis mais difundido no mundo. As estratégias de sustentabilidade a serem aplicadas começam na arquitetura, passam pela construção e pela operação.

O LEED considera 4 tipologias, são elas:

  • Building design + Construction  (novas construções e grandes reformas)
  • Interior design +Construction (escritórios comerciais e lojas de varejo)
  • Operation & maintenance  (empreendimentos existentes)
  • Neighborhood (bairros)

Cada uma das tipologias terá diferentes necessidades.

Critérios Avaliados Da Certificação LEED

O sistema LEED analisa 8 áreas:

  • localização e transporte;
  • espaço sustentável;
  • eficiência do uso da água;
  • energia e atmosfera;
  • materiais e recursos;
  • qualidade ambiental interna;
  • inovação e processos;
  • créditos de prioridade regional;

A ideia da certificação LEED é conseguir, da forma mais holística possível, atuar em todas essas áreas.

O uso racional da água, envolve todas as condicionantes de projeto que garantam redução de consumo. Isso se aplica também à categoria de energia e atmosfera, com diminuição de consumo energético durante a operação através de estratégias de projeto e gestão de gases refrigerantes.

Deve ser prevista ainda a especificação de materiais com baixo impacto ao meio ambiente e à saúde humana. Essa categoria também trata de reciclagem de materiais na obra e sua destinação ao reúso em outros canteiros. Por fim, é preciso garantir a qualidade de ar interna e conforto térmico.

Existe, além disso, a categoria que premia projetos que excedam todos os referenciais de desempenho e adotem tecnologias e processos de projeto inovadores.

Cada uma dessas áreas possui pré-requisitos obrigatórios que os projetos terão que cumprir para obter a certificação. Além dos pré-requisitos, há os créditos que são ações que o LEED sugere objetivando um melhor desempenho.

Quando um empreendimento cumpre com essas ações, ele recebe uma pontuação.

A máxima pontuação é atingida quando um empreendimento alcança 110 pontos – em qualquer uma das tipologias citadas acima. A imagem abaixo mostra os 4 níveis possíveis de serem alcançados na certificação LEED, são eles: certified, silver, gold e platinum.

Imagem: GBC Brasil

Nos Estados Unidos, a disseminação do conhecimento em construção sustentável fica à cargo do USGBC, enquanto que no Brasil, quem faz esse papel é o Green Building Council Brasil (GBC Brasil).

Para Marcelo Nudel, (diretor e sócio da Ca2 Consultores) para que se compreendam os benefícios de escolher essa certificação, deve-se olhar para a complexidade intrínseca dos projetos sustentáveis, que exigem uma série de critérios para a obtenção da certificação LEED.

Benefícios de Certificar

LEED é um sistema holístico que abarca todo o âmbito da sustentabilidade em um empreendimento, desde a sua concepção até a construção e comissionamento de sistemas energizados.

Esse processo é bastante complexo e exige simulação energética, comissionamento dos sistemas, controle de obras, controle de gestão de resíduos e gestão de poluição durante a obra. Os sistemas que olham a sustentabilidade de forma holística são muito válidos, e têm sem dúvida o seu espaço relevante.

A abaixo uma média de reduções no consumo/ produção dos itens mencionados (Água, energia, CO2 e Resíduos).

Fonte: GBC Brasil

Como obter a Certificação LEED?

As etapas para obtenção da certificação, são:

  1. Registrar o Projeto
  2. Reunir a documentação necessária
  3. Realizar o envio da documentação para análise
  4. A documentação será analisada pelo revisor
  5. Certificação

Ficou com alguma dúvida ou deseja certificar seus projetos? Entre em contato conosco através do chat ou formulário de contato clicando aqui.

Quer saber mais sobre outras certificações? Clique aqui. 

Foto destaque: edifícios sustentáveis

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* campo obrigatório
    Quero Acompanhar Conteúdos Sobre: *