Ciência Aplicada à Arquitetura - Ca2

Ciência Aplicada à Arquitetura

Quem acompanha as nossas redes sociais sabe o quanto estamos preocupados em disseminar conteúdo de qualidade, abordando principalmente temas das áreas de conforto ambiental, acústica, luminotécnica e sustentabilidade.

Por isso, nossa campanha “Ciência Aplicada à Arquitetura”, traz conteúdos técnicos e os pensamentos dos profissionais que compõem a Ca2 Consultores. Queremos compartilhar com vocês nossas visões, propósitos e desafios que nos uniram até aqui e nos fazem caminhar cada dia em direção a uma construção de alto desempenho, focada na qualidade do ambiente construído.

A intenção é trazer conteúdos que possam te ajudar a desenvolver projetos mais sustentáveis e confortáveis para o mercado.

Para acompanhar os conteúdos siga a hashtag #cienciadaarquitetura

Confira abaixo alguns dos nossos conteúdos.

Gestão de Resíduos

Arquitetos (as): a gestão de resíduos da construção começa no projeto.

Desperdício em obra não é apenas aquilo que enxergamos como dejeto que vai pra caçamba, mas aquilo que fica embutido desnecessariamente nos edifícios.

O bom planejamento de projeto tem muito a contribuir com a redução de resíduos de obra. Durante o projeto pode-se pensar na modulação de partes do edifício em função de elementos construtivos disponíveis no mercado, evitando perdas em obra.

O adequado dimensionamento das estruturas, evitando quantidades excessivas de concreto e aço, é também estratégico.

Uma vez reduzidas as chances de desperdício durante o projeto, deve-se focar em planejamento de obra através da ativação de equipes especializadas em planejamento e administração de materiais e planejamento de compras.

Iniciada a obra, deve-se focar em deslocamento adequado, organização e limpeza do canteiro e armazenamento correto. O último recurso, quando de fato resíduos foram gerados, é pensar em reuso e reciclagem.

Fotografia: jcomp

Orientação Solar Adequada

Mesmo quando o terreno não permite uma orientação solar adequada, que privilegie o conforto ambiental, indicar e considerar o norte nos projetos arquitetônicos é fundamental. 🌞

Com o conhecimento da orientação solar dos edifícios os arquitetos podem “treinar” o cérebro durante a concepção para aproveitar as oportunidades para a melhoria das condições de conforto. Seja na concepção da volumetria do edifício, na distribuição interna de ambientes, as seleção de vidros, brises e materiais, até a priorização de determinadas cores nas fachadas.

Imagem: MVRDV

Pensamentos – Andrea Destefani

Compartilhamos o pensamento da sócia-consultora sênior, @Andrea Destefani – especialista na área de acústica.

“É essencial olhar para o ambiente construído e considerar como a acústica afeta as pessoas nos espaços em que passam a maior parte do tempo, como residências, escritórios, escolas e hospitais. Um projeto acústico que isola o quarto de um paciente hospitalizado em relação ao ruído dos elevadores pode não ser publicado em revista, no entanto, sua relevância é inestimável.”

Pensamentos – Marcelo Nudel

A Arup é uma das mais importante e admiradas empresas de engenharia multidisciplinar do mundo e seus princípios originais se mantém na cultura da empresa até hoje e ao redor do globo.

A empresa esteve envolvida em alguns dos mais icônicos projetos de edificações, infraestrutura e urbanismo do mundo, e conta hoje com mais de 12 mil profissionais distribuídos em cerca de 100 escritórios em diversas partes do mundo.

O conceito de “Arquitetura Total” cunhado pelo fundador Sir Ove Arup é a base da cultura de design da empresa, que enxerga o projeto como uma criação inerentemente multidisciplinar.

Marcelo Nudel, fundador e diretor da Ca2 respirou e absorveu essa cultura ao longo dos 8 anos em que trabalhou na empresa, inicialmente em Sydney por 5 anos, e depois em São Paulo por mais 3, com passagens curtas em projetos em Nova York e Madrid. Foram esses valores que nortearam o início da Ca2, e que permanecem hoje misturado com nossos próprios valores criados ao longo dos últimos 5 anos.

Pra quem gosta de engenharia de excelência, aliada à boa arquitetura, vale a pena conhecer mais sobre essa empresa:
www.arup.com

Pensamentos – Raquel Sanches

Raquel Sanches (sócia e diretora de projetos na Ca2 Consultores) fala sobre a importância de exercer a empatia nos dias atuais.

“Nesse Momento vejo como é importante exercer a empatia. A empatia aos nossos amigos, a nossos colaboradores e aos nossos clientes. Ser empático a suas necessidades e se antecipar a suas expectativas”

Pensamentos – Larissa Luiz

Larissa Luiz, sócia consultora, fala sobre a importância das simulações e análises técnicas.
 
“Através de simulações e análises técnicas conseguimos prever o desempenho de uma edificação de maneira assertiva antes mesmo da sua construção. Dessa forma, é possível quantificar benefícios e prejuízos de estratégias propostas antes de sua aplicação prática, facilitando e embasando, assim, o processo de tomada de decisão.”
 
Acompanhe os nossos conteúdos, siga nossos perfils e a hashtag #cienciadaarquitetura😉
Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram