Conceitos Básicos de Conforto Ambiental - Ca2

Conceitos Básicos de Conforto Ambiental

Série: Conceitos Básicos de Conforto Ambiental

1)Conceitos Técnicos

1.1 Especificações Técnicas de materiais

Nesse post iremos compartilhar com vocês conceitos básicos e importantes de Conforto Ambiental;

Transmitância Térmica (ou Condutância Térmica):

transmitância térmica

Transmitância Térmica (ou Condutância Térmica): U-value (W/m2.K) – É uma grandeza que mede o fluxo de transferência de calor de uma face mais quente para a face mais fria de um sistema construtivo, por metro quadrado, a cada grau de temperatura de diferença entre as partes.

Em outras palavras, mede o quanto de calor passa da face mais quente para a mais fria, determinando assim, o nível de isolamento térmico desse elemento construtivo.

Sistemas com baixa transmitância apresentam maior isolamento térmico e vice-versa.

No exemplo da imagem comparamos 3 sistemas típicos para vedações da construção brasileira. (1) bloco de concreto vazado com acabamentos; (2) Bloco cerâmico vazado com acabamentos; (3) concreto maciço. Percebemos que os sistemas que apresentam menor U são melhores isolantes térmicos. Em especial, paredes e coberturas de concreto sem outros elementos que proporcionem melhor isolamento podem ser extremamente prejudiciais ao conforto térmico de uma construção, visto que deixa passar muito calor para o interior em dias quentes, e perde muito calor para o exterior em dias frios.

Capacidade Térmica (kJ/m2.K):

Capacidade Térmica é uma grandeza que mede a quantidade de calor que deve ser absorvida ou cedida por um corpo para que ocorra variação de 1 °C.

Quanto maior a capacidade térmica de um sistema construtivo, maior é a capacidade do mesmo para “roubar” calor do ambiente e armazenar em sua estrutura, reduzindo portanto a temperatura do ar que o circunda. Sistemas em concreto aparente tendem a ter uma capacidade térmica mais alta.

A capacidade térmica é também conhecida como inércia térmica. Construções com alta inércia térmica tendem a apresentar temperaturas mais amenas do que extremos que podem se apresentar no exterior das mesmas. Justamente porque em dias quentes, ela absorve parte do calor dos ambientes, reduzindo as temperaturas do ar interno e armazenando em sua estrutura por algumas horas. A noite, a inércia térmica libera esse calor de volta aos ambientes. Por isso, em noites frias, deve-se manter uma boa ventilação natural para expelir esse calor. Em noites frias, esse calor armazenado auxilia no aquecimento dos ambientes.

Construções como o concreto aparente, rochas e o solo, apresentam alta inércia térmica.

Fonte da Imagem Destaque: build-review

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* campo obrigatório
    Quero Acompanhar Conteúdos Sobre: *