Conceitos de Conforto Acústico - Ca2

Conceitos de Conforto Acústico

Nesse artigo iremos falar sobre conceitos e explicações técnicas de acústica na arquitetura. Confira abaixo:

Qual o melhor isolante acústico?

O Rw (Índice de Redução Sonora) é um número utilizado para classificar o nível de isolamento acústico de um material.
Mas, embora existam esses estudos, diversos fatores podem prejudicar seu desempenho.

Por exemplo, a qualidade da execução em obra, a heterogeneidade dos blocos, a presença de frestas e instalações prediais embutidas são itens que dificultam a obtenção do real desempenho das partições na etapa de projeto. Além disso, o desempenho do material é diferente conforme as frequências do som incidente na parede.

Ruído Aéreo x Ruído de Impacto

Ilustração: Freepik

Você sabe a diferença entre ruído aéreo e ruído de impacto?

O ruído aéreo é aquele transmitido por meio do ar, como o de tráfego viário e aéreo,de conversa ou de música. A transmissão desse tipo de ruído se dá principalmente por janelas, portas, frestas, paredes e pisos.

Já o ruído de impacto é aquele causado pelo impacto nos elementos construtivos e transmitido pela estrutura. Queda de objetos, passos, chuva, e a vibração de equipamentos são algumas fontes desse tipo de ruído. Ao se propagar pela estrutura e entrar em contato com o ar, parte do ruído de impacto também é transmitido sob a forma de ruído aéreo.

Índice de Redução Sonora Ponderado (Rw) e Diferença Padronizada de Nível Ponderada (DnT,w)

Ilustração: Freepik

Você sabe a diferença entre Índice de Redução Sonora Ponderado (Rw) e Diferença Padronizada de Nível Ponderada (DnT,w)?

Os dois parâmetros caracterizam o isolamento acústico aéreo de elementos e são utilizados para a avaliação de desempenho. Eles representam o quanto da energia sonora incidente o elemento é capaz de reduzir de um ambiente para outro. Isso significa dizer que valores mais altos de Rw e DnT,w, indicam elementos que têm maior propriedade de atenuação de ruído aéreo.

A grande diferença entre eles é que o Índice de Redução Sonora Ponderado (Rw) é medido em ensaio de laboratório, enquanto a Diferença Padronizada de Nível Ponderada (DnT,w) é medida em campo. Os valores de isolamento obtidos em campo (DnT,w) em geral são menores do que os valores de isolamento obtidos em laboratório (Rw), devido às transmissões marginais e condições de execução.

Bônus: D2m,nT,w

A Diferença Padronizada de Nível Ponderada a 2 metros da fachada (D2m,nT,w) é utilizada para representar o desempenho de isolamento acústico, medido em campo, de uma fachada. Ela indica o quanto da energia sonora incidente, emitida por uma fonte exterior localizada a 2 metros da fachada, esta fachada é capaz de reduzir do exterior para o interior de uma edificação.

Valores mais altos de D2m,nT,w, indicam fachadas que têm maior propriedade de atenuação de ruído aéreo.

Bibliografia
ARAC. Multibook of architectural acoustics. http://www.arac-multibook.com – PROACÚSTICA. Manual ProAcústica de Acústica Básica.

Imagem Destaque: Nordea Seaport Offices – Gdynia

Acompanhe a Ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* indicates required