Curso: Design Sprint de um Edifício Sustentável - As 4 Etapas da Teoria à Prototipação - Ca2

Curso: Design Sprint de um Edifício Sustentável – As 4 Etapas da Teoria à Prototipação

Aprenda na prática, como construir um Edifício Sustentável do zero. Domine a metodologia do Design Sprint.

Professor: Marcelo Nudel

DESCRIÇÃO DO CURSO:

Design Sprint é um tipo de metodologia ágil que busca a resolução de desafios ou problemas de forma “relâmpago”. Foi originalmente criada pelo Google a partir de uma visão focada na experiência do usuário e no estímulo à liderança criativa nas diversas ações da empresa.

Essa metodologia é hoje aplicada às mais variadas áreas do conhecimento humano, envolvendo planejamento, prototipagem e teste de produtos e serviços, sempre de forma rápida e objetiva, com o menor investimento possível e em um ambiente que simula a prática real. Dessa forma, a metodologia do Design Sprint apresenta-se como uma excelente ferramenta para solucionar desafios reais, de forma colaborativa, em ambientes virtuais.

No contexto desse curso, os alunos utilizarão o método Design Sprint para projetar um edifício verdadeiramente sustentável, com reduzido consumo de energia e água, e dentro de um orçamento pré-determinado. Como base preparatória para o Design Sprint, o curso irá proporcionar conhecimento estruturado e nivelador aos alunos através de aulas expositivas divididas em 4 módulos teóricos.

Todos os módulos são apresentados de forma simples, sem jargões técnicos e com linguagem acessível ao público alvo do curso formado por arquitetos, engenheiros, profissionais de incorporação e construção e estudantes, independentemente do nível de conhecimento de cada aluno e sem a necessidade de conhecimentos prévios.

Os módulos são compostos por aulas individuais que podem variar de 30 a 60 minutos, com cerca de 20 a 30 minutos de discussão e perguntas ao vivo. Cada módulo traz um subsistema principal de um edifício sob o enfoque da sustentabilidade. São eles:

Módulo 1 – Envoltórias de alta eficiência

Módulo 2 – Sistemas de ar-condicionado

Módulo 3 – Sistemas de iluminação, automação e controles

Módulo 4 – Sistemas de eficiência hídrica

DESIGN SPRINT

Ao final dos 4 módulos expositivos inicia-se o Design Sprint que se constitui como o módulo final, onde ocorrerá a prototipação virtual de um edifício sustentável e a aplicação dos conceitos abordados nos módulos teóricos. Terá duração de aproximadamente 90 minutos e será também online e ao vivo.

Os participantes irão se engajar em uma competição, individual ou em equipe, para projetar um edifício sustentável do zero com base em um brief técnico pré- determinado pelos organizadores. O objetivo é conceber um edifício com o menor impacto ambiental possível, considerando eficiência energética, eficiência no uso da água e energia incorporada aos materiais, com base em um orçamento pré- definido.

As equipes terão à disposição uma ferramenta online (chamada EDGE App) para calcular os impactos ambientais decorrentes de suas decisões projetuais, das especificações de materiais e das tecnologias construtivas empregadas na concepção do edifício sustentável.

Em tempo real será possível compreender os efeitos no consumo de energia e água do edifício enquanto se projeta e como cada estratégia impacta no custo de construção e tempo de retorno do investimento. A equipe vencedora será a que projetar o edifício que melhor equilibre desempenho ambiental e investimento financeiro.

Através da aplicação prática dos conceitos sustentáveis durante o Design Sprint, e com base em estudos de ciência comportamental aplicada disponíveis, espera-se que os alunos retenham no longo prazo a maior parte do conhecimento teórico do curso, em comparação a cursos exclusivamente expositivos.

O QUE VOCÊ APRENDERÁ:

SOBRE O INSTRUTOR

Marcelo Nudel
Combina suas habilidades como arquiteto com os aspectos técnicos de sua formação na concepção de projetos de alto desempenho ambiental em mais de 15 anos de atuação profissional. É formado em arquitetura pela Universidade Mackenzie e pós graduado em Sustainable Design Science pela Sydney University na Austrália.

Possui vasta experiência em processo de projeto integrado e habilidades avançadas em conforto ambiental, eficiência energética e sustentabilidade de edifício. Esteve envolvido em projetos multidisciplinares de edifícios que integram estratégias térmicas passivas, luz natural e desempenho energético em países como Austrália, Espanha, Estados Unidos e Brasil. É sócio fundador e Diretor da Ca2, empresa multidisciplinar de consultoria e projetos nas áreas de conforto ambiental, acústica, sustentabilidade e luminotécnica. Além disso, também é sócio da  Construliga, e possui as acreditações profissionais EDGE Expert e Fitwel Ambassador.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o professor e facilitador do curso, o arquiteto Marcelo Nudel, e sua didática de ensino, recomendamos assistir alguns de seus vídeos em seu canal do Youtube.

youtube.com/c/consultoriacommarcelonudel 

PARA QUEM É ESTE CURSO?

  • Arquitetos
  • Engenheiros
  • Especificadores
  • Facilities managers
  • Profissionais de incorporações
  • Profissionais de construção
  • Estudantes de Arquitetura e Engenharia
Pré- inscrições em: Construlearning
Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* campo obrigatório
    Quero Acompanhar Conteúdos Sobre: *