Como é Feito o Estudo de Microclima ? Entenda. - Ca2

Como é Feito o Estudo de Microclima ? Entenda.

O que é Microclima ?

Entende-se por microclima as condições climáticas (ventos e insolação) decorrentes de decisões de projeto em uma área de influência limitada ao projeto de um bairro, quarteirão ou terreno.

Estudo de Microclima na Arquitetura

O estudo de microclima observa as condições macroclimáticas (clima regional), avaliando as transformações que as mesmas sofrem na escala do empreendimento proposto, portanto transformando as condições climáticas da localidade em condições microclimáticas.

Imagem: O livre

Geralmente relegados a segundo plano no planejamento de áreas abertas ou semi– abertas, a percepção térmica e experiência do usuário pode ser otimizada através de iniciativas de projeto arquitetônico e paisagístico.

O planejamento microclimático de empreendimentos deve ser concebido com o auxílio de simulações computacionais, que são capazes de prever com adequado grau de precisão, quais serão as condições de insolação e ventos no empreendimento ou bairro a ser construído. 

Como funciona uma análise de Microclima

Imagem: Deviante

O trabalho de microclima inicia-se na etapa de Estudo Preliminar e basicamente visa:

  • Avaliar as orientações e volumetrias dos edifícios quanto ao efeito Venturi (aumento da velocidade dos ventos entre torres que podem causar desconforto) e ao acesso solar às áreas externas no terreno. Quando pertinente elencar soluções para mitigar potenciais problemas encontrados;
  • Auxiliar na delimitação das principais zonas externas de uso no terreno considerando as velocidades de vento e o acesso solar;
  • Auxiliar na concepção dos elementos e equipamentos de projeto de forma a controlar as condições microclimáticas (ventos e sol) que não possam ser controladas com decisões macro de projeto (como alteração na volumetria, posição ou orientação de torres)

Variáveis Climáticas

A criação de microclimas urbanos agradáveis e confortáveis ao usuário está relacionada às principais variáveis climáticas a seguir:

  • Ventos;
  • Radiação solar
  • Temperatura do ar;
  • Umidade relativa do ar;

Os estudos de microclima envolvem a manipulação de elementos arquitetônicos e paisagísticos capazes de controlar principalmente a velocidade dos ventos e a radiação solar de maneira benéfica ao projeto. 

Em segunda instância, procura-se controlar pontualmente a temperatura resultante do ar e a umidade relativa.

As duas primeiras variáveis (ventos e sol) dependem de decisões macro de projeto, sendo que as duas últimas são geralmente decorrentes de decisões pontuais de projeto;

Imagem Destaque: Construágiln

Leia o Artigo sobre Ilhas de Calor

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* campo obrigatório
    Quero Acompanhar Conteúdos Sobre: *