Escopo: Masterplan Sustentável
Cliente: L35 ACIA
Arquitetura: L35 ACIA / Daniel Arruda
Ano: 2015
Localização: Fortaleza – CE
Masterplan Sustentável
Dada a dimensão, complexidade e faseamento de projetos de bairros, é de fundamental importância que as estratégias de sustentabilidade sejam incorporadas a partir da fase de concepção e acompanhadas ao longo do desenvolvimento do projeto através de ferramentas técnicas de monitoramento e verificação.
O projeto envolveu
O projeto urbanístico deve permitir a ventilação natural fluir pelo bairro, beneficiando áreas abertas, e permitindo que os edifícios futuramente possam tirar proveito da ventilação natural cruzada. Espaços comuns e abertos devem ser sombreados, pois para alcançar o conforto nesse clima, é necessário o sombreamento e ventilação constante.
No que se refere ao arranjo das edificações nos lotes urbanos, elas devem estar dispostas de modo a permitir que a ventilação atinja todos os edifícios e possibilite a ventilação cruzada nos seus interiores. Isto significa que o partido arquitetônico deve prever construções alongadas no sentido perpendicular ao vento dominante.
Edifícios alongados com plantas estreitas ajudam a maximizar a ventilação natural cruzada em climas quentes e úmidos, por isso, as quadras devem permitir essa configuração de lote. Áreas externas devem ser sombreadas e estarem localizadas no caminho dos ventos principais, o que ajuda a aumentar o uso do espaço, pois aumenta a sensação de conforto dos usuários.