GEQ Fortaleza - Sítio Colosso - Masterplan Sustentável -

GEQ Fortaleza – Sítio Colosso – Masterplan Sustentável

Escopo:  Masterplan Sustentável
Cliente:  L35 ACIA
Arquitetura: L35 ACIA / Daniel Arruda
Ano: 2015
Localização: Fortaleza – CE

Masterplan Sustentável

Dada a dimensão, complexidade e faseamento de projetos de bairros, é de fundamental importância que as estratégias de sustentabilidade sejam incorporadas a partir da fase de concepção e acompanhadas ao longo do desenvolvimento do projeto através de ferramentas técnicas de monitoramento e verificação.

O projeto envolveu

  • Orientar a implantação de áreas verdes e o desenho paisagístico do Masterplan Urbanístico com referência aos estudos de Microclima buscando altos níveis de conforto ambiental e proteção natural das áreas edificadas em todo o projeto.
  • Definir a ocupação e volumetria do novo bairro projetado com base no desenho urbano previsto e em estudos de microclima que indiquem a organização das quadras e edificações conforme as condições climáticas de ventos e insolação através de modelos e simulações computacionais complexas.

O projeto urbanístico deve permitir a ventilação natural fluir pelo bairro, beneficiando áreas abertas, e permitindo que os edifícios futuramente possam tirar proveito da ventilação natural cruzada. Espaços comuns e abertos devem ser sombreados, pois para alcançar o conforto nesse clima, é necessário o sombreamento e ventilação constante.

No que se refere ao arranjo das edificações nos lotes urbanos, elas devem estar dispostas de modo a permitir que a ventilação atinja todos os edifícios e possibilite a ventilação cruzada nos seus interiores. Isto significa que o partido arquitetônico deve prever construções alongadas no sentido perpendicular ao vento dominante.

Edifícios alongados com plantas estreitas ajudam a maximizar a ventilação natural cruzada em climas quentes e úmidos, por isso, as quadras devem permitir essa configuração de lote. Áreas externas devem ser sombreadas e estarem localizadas no caminho dos ventos principais, o que ajuda a aumentar o uso do espaço, pois aumenta a sensação de conforto dos usuários.

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required