Confira nesse artigo as grandezas luminotécnicas e entenda melhor os conceitos de fluxo luminoso, intensidade luminosa, luminância e lux.
Fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida por uma fonte em todas as direções, ou seja, a emissão de luz omnidirecional. Esta grandeza é medida em lúmens (lm).
O sol é um exemplo de fonte omnidirecional, seu fluxo luminoso irradia luz visível em todas as direções de forma uniforme.
Intensidade luminosa é a quantidade de luz emitida em uma determinada direção. Sua unidade de medida é a candela (cd).
Quanto maior for o ângulo de abertura menor é a intensidade luminosa, já que a quantidade de luz é dividida por uma área maior. Quanto menor o ângulo de abertura maior a intensidade luminosa, já que a área de distribuição é reduzida.
cd/ m² (luminância) x lux (iluminância)
A luz também é medida quando atinge uma superfície, estamos falando da iluminância, medida em lúmen/m² ou Lux (Lx).
Embora esta unidade ainda seja amplamente utilizada como base para projetos, ela não considera a fundo algumas variações importantes como o material, a cor da superfície e onde o observador é colocado. Ou seja, esta grandeza não abarca a percepção do usuário no ambiente todo.
O ambiente pode estar abundantemente iluminado, mas a percepção do usuário é de um ambiente escuro devido aos acabamentos pouco reflexivos do entorno.
Luminância que mede a quantidade de luz que é emitida em uma determinada direção pela superfície depois que a luz a atinge. Desta forma, esta é a grandeza que nos informa sobre a percepção do usuário.
Quando consideramos uma superfície como “brilhante” ou clara, nós estamos descrevendo a luminância desta superfície, ou seja, a luz refletida em direção ao observador.
Fonte: Guia da Engenharia
Clique aqui e veja mais artigos de luminotécnica.
Imagem Destaque: INC