Grandezas Luminotécnicas - Entenda os Conceitos - Ca2

Grandezas Luminotécnicas – Entenda os Conceitos

Confira nesse artigo as grandezas luminotécnicas e entenda melhor os conceitos de fluxo luminoso, intensidade luminosa, luminância e lux.

  • Fluxo Luminoso (Lúmens)

Fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida por uma fonte em todas as direções, ou seja, a emissão de luz omnidirecional. Esta grandeza é medida em lúmens (lm).

O sol é um exemplo de fonte omnidirecional, seu fluxo luminoso irradia luz visível em todas as direções de forma uniforme.

  • Intensidade Luminosa (Candelas)

Intensidade luminosa é a quantidade de luz emitida em uma determinada direção. Sua unidade de medida é a candela (cd).

Quanto maior for o ângulo de abertura menor é a intensidade luminosa, já que a quantidade de luz é dividida por uma área maior. Quanto menor o ângulo de abertura maior a intensidade luminosa, já que a área de distribuição é reduzida.

 

cd/ m² (luminância) x lux (iluminância)

  • Iluminância (Lux)

A luz também é medida quando atinge uma superfície, estamos falando da iluminância, medida em lúmen/m² ou Lux (Lx).  

Fonte: Power Lume

Embora esta unidade ainda seja amplamente utilizada como base para projetos, ela não considera a fundo algumas variações importantes como o material, a cor da superfície e onde o observador é colocado. Ou seja, esta grandeza não abarca a percepção do usuário no ambiente todo.

O ambiente pode estar abundantemente iluminado, mas a percepção do usuário é de um ambiente escuro devido aos acabamentos pouco reflexivos do entorno.  

  • Luminância (candela/metro²)

Luminância que mede a quantidade de luz que é emitida em uma determinada direção pela superfície depois que a luz a atinge. Desta forma, esta é a grandeza que nos informa sobre a percepção do usuário. 

Quando consideramos uma superfície como “brilhante” ou clara, nós estamos descrevendo a luminância desta superfície, ou seja, a luz refletida em direção ao observador.   

Fonte: Guia da Engenharia

Clique aqui e veja mais artigos de luminotécnica.

Imagem Destaque: INC

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required