Home Office Para Arquitetos - Dicas para o Período de Isolamento Social (COVID-19) - Ca2

Home Office Para Arquitetos – Dicas para o Período de Isolamento Social (COVID-19)

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

O Home Office nunca esteve tão em pauta como está nos dias atuais por conta da pandemia mundial do vírus Covid-19. Inúmeras empresas adotaram o sistema de trabalho remoto para evitar a rápida transmissão do corona vírus, em uma ação de isolamento social, pensando em seus funcionários e no benefício coletivo;

As profissões em que o trabalho em casa é permitido, devem, por recomendação do governo, evitar qualquer contato social, em aglomerações, transporte público, reuniões, eventos ou mesmo o deslocamento até o trabalho.

Cara jovem com barba trabalha em um café, freelancer usa um laptop, faz um projeto Foto gratuita

(Imagem: https://br.freepik.com/sergeycauselove)

Infelizmente esse benefício é privilégio de apenas algumas funções, e outros profissionais como os da área da saúde se arriscam enquanto alguns de nós pode evitar a aceleração do contágio. Logo, é importante levar a sério o isolamento social para o benefício.

Em São Paulo, e outros estados como o Rio de Janeiro vemos medidas cada vez mais restritivas como prevenção sendo adotadas para gerar um achatamento na “curva de infectados”. Desta forma, evitamos o colapso do sistema de saúde.

Aqui na Ca2 também optamos pelo sistema remoto de trabalho de todos os funcionários para contribuir com a prevenção e diminuir o risco de propagação da doença.

Aos poucos, as empresas tiveram que se adaptar a uma realidade até então inesperada e impensada e ter até 100% da sua força de trabalho transferida para o modelo remoto.

A ideia dessa post é auxiliar colaboradores e empresas que precisaram adotar esse modelo de trabalho nesse período. Traremos dicas para ser produtivo em casa e ferramentas que podem ajudar e contribuir para manter a produtividade.

Dicas de Produtividade

1) Crie uma Rotina – Mantenha uma rotina. Atividades como acordar, tomar banho, tomar café, se vestir e ter um espaço dedicado para o trabalho ajudam o cérebro aos poucos a reconhecer que aquele momento é dedicado ao trabalho, da mesma maneira que ocorre quando nos deslocamos até o escritório;

Webcast Foto gratuita

(foto: https://br.freepik.com/pressfoto)

2)Tenha um Local Destinado ao Trabalho – Ter um local preparado para o trabalho, que seja confortável e que permita desenvolver suas atividades sem distrações é de extrema importância. Não importa em qual ambiente da casa seja possível criar esse espaço, o importante é ter seus materiais de trabalho ao alcance e o mínimo de distrações que possam afetar o seu foco, como televisões,  ou outros aparelhos.  O ambiente de trabalho em casa também deve permitir uma postura adequada para evitar dores na coluna e por consequência, ter uma queda na produtividade.

Vista superior das mãos do homem de negócios trabalhando no laptop ou tablet pc na mesa de madeira. Foto gratuita

(Foto:https://br.freepik.com/snowing)

3)Caminhe pela casa – Tenha momentos de pausa. É natural que ao permanecer muito tempo sentados e focados em uma atividade se torne mais cansativo. Portanto, para benefício do seu corpo e mente, levante e lembre-se de beber água. Outra dica é não ter uma garrafa de água ao seu alcance para que assim possa se levantar algumas vezes durante o dia e se deslocar até a cozinha para se hidratar, consumir alguma fruta ou outro lanche.

4)Listas de Tarefas – Crie listas para se organizar. Anotar suas atividades irá ajudar na organização do seu trabalho. Ferramentas de gerenciamento como o Trello são excelentes e permitem adicionar prazos de horários e datas e criar metas para concluir os seus trabalhos ou projetos.

Além disso, a ferramenta permite ter um painel para que vários membros da equipe visualizem e gerenciem as atividades da empresa. Você pode dedicar uma parte do dia para fazer esse planejamento e definir metas para si mesmo de execução das suas atividades ao longo dia de trabalho.

Se você é adepto da velha caderneta, essa também é uma excelente forma de se organizar, o importante é listar o que precisa ser feito. Organização é ganho de tempo e essencial em qualquer trabalho ou profissão.

Irreconhecível mulher asiática sentado no café e trabalhando no laptop Foto gratuita

(Foto:https://br.freepik.com/pressfoto)

5)Comunique-se com a equipe – Hoje, graças a tecnologia podemos optar por fazer reuniões à distância. Existem muitas ferramentas fáceis de serem utilizadas e gratuitas que permitem a participação de vários membros à distância. O skype é um excelente exemplo, outra ferramenta, é o Google Meet, excelente para chamadas de vídeo e voz. Não perder a integração com a equipe é fundamental nesse contexto de distanciamento físico que vivenciaremos durante esse período.

Ilustração do conceito de freelancer Vetor grátis

(Vetor: https://br.freepik.com/stories)

Algumas pessoas se adaptam mais outras menos ao home office. O trabalho remoto quando bem gerenciado pode representar ganhos na produtividade e maior foco. Outro fator, é não termos um gasto de tempo com deslocamento que costuma ser bastante representativo em grandes centros urbanos como São Paulo.

E é claro, não podemos deixar de citar a grande importância do contato social entre pessoas da equipe, mas no momento, por um período de tempo, teremos que nos adaptar a essa realidade, e passar por esse período da melhor maneira possível.

Terceirização global, pessoas usando o sistema cloud Vetor Premium

(vetor: https://br.freepik.com/unitonevector)

Ferramentas Liberadas de Forma Gratuita

Em uma atitude para o benefício social, vimos algumas notícias de grandes empresas que estão liberando algumas ferramentas para auxiliar nesse momento.

  • “Nvoip – Consultoria- Disponibilizamos um número virtual e o sistema de atendimento digital para as empresas que precisam migrar para o home office.
  • Microsoft Teams- Comunicação e Colaboração – 6 meses gratuitos do Microsoft Teams, uma plataforma unificada de comunicação e colaboração. A partir de 10 de março, serão levantadas restrições sobre quantos usuários podem ingressar em uma equipe ou agendar videochamadas
  • Cloudflare– Acesso Remoto- Cloudflare for Teams permite que trabalhadores remotos se conectem com segurança e facilidade a aplicativos da empresa, sem a necessidade de VPNs corporativas. São 500 vagas para pequenas empresas até 01/09/2020.
  • Cisco Webex– Vídeoconferência – A Cisco está estendendo serviços para clientes existentes do Webex, sua plataforma de videoconferência. A oferta inclui uso ilimitado sem restrição de tempo, suporte para menos de 100 participantes e discagem gratuita.
  • Google Cloud – Acesso gratuito à categoria avançada das videoconferências do Hangouts Meet para todos os clientes do G Suite e G Suite para Educação até 1º de julho de 2020. É possível realizar reuniões com mais de 250 pessoas e transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores.
  • Zoho– Comunicação e Colaboração- A Zoho oferece sua linha de produtos Remotely gratuitamente a todos os novos clientes até 1º de julho de 2020. O Zoho Remotely é um conjunto de aplicativos em nuvem que ajuda as equipes a colaborar e se comunicar.
  • GoToMeeting – Vídeoconferência- A GoToMeeting está oferecendo 3 meses grátis de sua solução para vídeoconferência, para organizações elegíveis (prestadores de cuidados de saúde, instituições de ensino, municípios e organizações sem fins lucrativos).
  • Box– Compartilhamento de Arquivos- A Box está oferecendo 3 meses grátis de sua plataforma de compartilhamento de arquivos e colaboração. A oferta é para o plano Business e inclui armazenamento ilimitado, acesso mobile, e relatórios avançados de usuários e segurança.”

Nesse post você encontra mais serviços que estão sendo disponibilizados. Fonte: (Razões Para Acreditar)

Ferramentas de educação à distância como Udemy, FGV, e outros, estão liberando alguns de seus cursos de forma gratuita para que todos possam ter acesso ao conhecimento nesse período de isolamento.

Ilustração do conceito Vetor grátis

(Vetor: https://br.freepik.com/stories)

“Para oferecer suporte a clientes e parceiros que adotam políticas de trabalho remoto, a Cisco está oferecendo serviços e treinamento gratuitos para dar suporte a trabalhadores remotos em todo o mundo.” Na área de Arquitetura o site “Projetou” liberou cursos até dia 01/04.

A Amazon também está liberando livros digitais de forma gratuita.  Nesse post você encontra mais cursos disponíveis.

Esperamos ter ajudado com essas informações. Levando esse período de isolamento com seriedade, logo passaremos por essa fase.

Abraços e Se Cuidem! 😉

(Vetor destaque no artigo: https://br.freepik.com/katemangostar)

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram