Hospital Santa Catarina - Conforto Térmico -

Hospital Santa Catarina – Conforto Térmico

Escopo: Consultoria em Conforto Térmico
Ano: 2018
Arquitetura: Built Health Arquitetura
Localização: São Paulo, SP

Conforto Térmico

A Ca2 desenvolveu estudo de controle de cargas térmicas para o Hospital Santa Catarina.

Foi desenvolvida análise de desempenho térmico para determinação de brises, área de abertura para ventilação e desempenho de vidros.

Segundo a norma de conforto adaptativo, as pessoas habituadas ao clima de São Paulo tendem a sentir conforto térmico em ambientes naturalmente ventilados quando a temperatura do ar é de até 26°C no verão.

Grandes panos de vidro trazem aos espaços alta visibilidade, luz natural e uniformidade estética externa, em contrapartida, trazem consigo muita carga térmica no verão através da radiação solar direta. Mesmo em espaços condicionados, essa carga térmica pode resultar em desconforto para indivíduos próximos aos vidros. A combinação entre vidros expostos à radiação solar e área insuficiente de ventilação natural costumam resultar em desconforto térmico.

Em análise preliminar de insolação através do diagrama solar, percebemos que no verão, a fachada envidraçada do lobby (orientada à Sudeste) está sujeita à insolação solar direta do nascer do Sol até aproximadamente o meio dia. Essa situação, em dias de altas temperaturas e céu sem nuvens, a carga térmica resultante entre 9:00 e 11:00 pode ser causa de significativo desconforto. Assegurar controle solar nesses períodos é fundamental para que se mantenha conforto térmico em dias quentes de verão.

A melhor forma de se controlar ganhos solares é através de elementos externos sólidos e opacos que protegem o vidro, tais como brises-soleil ao longo das fachadas. Elementos internos, tais como cortinas e persianas além de não serem tão eficazes (uma vez que a carga térmica já entrou no espaço), costumam bloquear a passagem do vento, prejudicando a ventilação natural.

No caso do inverno, observamos não apenas o acesso solar mas também as características de isolação térmica da fachada. Vidros simples ou laminados possuem baixo nível de isolação térmica, fazendo com que os espaços percam calor no inverno, trazendo as temperaturas para aquém da zona de conforto.

 

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required