Iluminação UV-C - O que é e Como Funciona - Ca2

Iluminação UV-C – O que é e Como Funciona

O que é a radiação UV ?

A radiação ultravioleta é uma parte invisível da luz solar e é dividida em UVC, UVB e UVA.

As radiações UV-A e UV-B podem ser utilizadas em tratamentos de saúde. O UV-A possui de 315 a 400 nm (nanômetros) e o UV-B de 280 a 315 nm. Um exemplo do uso do UV-B é a fototerapia utilizada para tratar problemas de pele.

Já a radiação UV-C é usada para desinfecção e ação germicida, ela mata quase todos os tipos de microrganismos como vírus, bactérias e alérgenos.  Esse tipo de luz atua prejudicando as moléculas de DNA dos organismos vivos.

Devido a esses efeitos de desinfecção, as lâmpadas com UV -C podem ser usadas em clínicas, hospitais, centros de tratamentos e até escritórios.

Efeitos Nocivos da Radiação UV-C

A longa exposição aos raios UV podem ser prejudiciais aos seres humanos, afetando e trazendo problemas para a retina, pele, ritmo circadiano e sistema imunológico. Por esse motivo, lâmpadas com UV -C  precisam ser vedadas, para que não sejam agressivas para nossa visão.

Iluminação UV-C e a Covid- 19

A iluminação UV-C  funciona quebrando o DNA de micro-organismos tornando-os inofensivos, incluindo o Coronavírus, segundo estudos da Universidade de Boston e o artigo da Signify.

Os resultados dos nossos testes revelam que, acima de uma dose específica de radiação UV-C, os vírus foram completamente desativados: em apenas alguns segundos já não conseguimos detetar nenhuma presença de vírus. Estamos muito entusiasmados com estas descobertas e esperamos que isto acelere o desenvolvimento de produtos que possam ajudar a limitar a disseminação do Covid-19.”

Anthony Griffiths
Professor Associado de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston

Como o UV-C Funciona ?

Como mencionamos, o UV-C é capaz de “quebrar” o DNA e o  RNA de microorganismos que fazem mal à saúde humana, assim como o vírus da covid-19. Essa tecnologia é possível de ser usada e pode ser muito útil em ambientes hospitalares e de saúde. Essa solução também pode ser utilizada com LED, tornando a iluminação mais eficiente. Estudos estão sendo desenvolvidos para utilizar ondas de comprimento de 222nm, tornando a tecnologia menos nociva.

Aplicações do UV-C

Esse tipo de tecnologia pode ser usada em locais como:
  • Varejo (lojas, supermercados, entre outros);
  • Escritórios (auxiliando na desinfecção de superfícies no trabalho);
  • Banheiros;
  • Cozinhas de restaurantes;
  • Transporte Público;
  • Laboratórios;
  • Ambientes hospitalares e clínicas;
  • Locas de entretenimento como cinemas e teatros.

Estes sistemas funcionam com o fluxo natural do ar. No ar condicionado, as lâmpadas UV-C podem ser usadas para desinfecção do ar, assim como nos dutos do sistema
de ar . Nesse caso, devido à alta velocidade do ar, será necessário aumentar a quantidade de UV-C para manter a função;

A tecnologia pode ser automatizada e ser levada por robôs para esterilizar ambientes em questão de minutos. As luminárias UV-C  podem ser usadas para desinfecção de superfícies e ar, mas o sistema não deve ser usado quando houver pessoas no espaço.

Para que haja segurança, as lâmpadas com UV-C devem oferecer proteção contra radiação direta. Além disso, os produtos devem seguir as regulamentações padrão de segurança.

Imagem destaque: Aec Web

Clique aqui e leia nossos artigos de luminotécnica.

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required