INAD - Dia internacional da Conscientização Sobre o Ruído - Ca2

INAD – Dia internacional da Conscientização Sobre o Ruído

O que é o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (INAD)?

O Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído faz parte de uma campanha mundial, representado pela sigla INAD, que vem do inglês, International Noise Awareness Day. O objetivo dessa campanha é conscientizar a população ao redor sobre o ruído e seus efeitos na saúde humana.

No Brasil, a campanha é apoiada por diversas entidades incluindo a ProAcústica e a Sobrac. A Ca2 Consultores Ambientais Associados também apoia a realização dessa campanha. A cada ano, a campanha busca por meio de slogans alertar sobre a poluição sonora e seus riscos. Nesse ano, o lema da campanha é: “Proteja a sua audição, proteja a sua saúde!”

Como nós percebemos o ruído?

Nós percebemos o ruído por meio de nossa audição, porque o som é resultado de uma vibração em uma frequência que seja audível para os seres humanos. Afinal, isso varia conforme cada espécie, por isso o seu cachorro é mais sensível aos fogos de artificio, já que ele escuta frequências diferentes das nossas!

Toda vibração é som, mas nem todo som é ruído! Então, o que caracteriza o ruído? O ruído consiste em um som que é desagradável, perturbador ou danoso à saúde humana. Nessa classificação, entram os sons não harmônicos, os muito intensos e também os produzidos por vibrações irregulares. Por isso, grande parte de nós se incomoda com a passagem de um avião e o alto trânsito de carros na rua da nossa casa, ou ainda, o barulho vindo de máquinas barulhentas!

Quais são os efeitos nocivos do ruído?

Os principais efeitos nocivos do ruído são perda auditiva, aumento de tensão e de irritabilidade, insônia e dificuldade de concentração. Além disso, ambientes ruidosos podem aumentar a nossa frequência cardíaca, respiratória e também a pressão arterial.

A audição é um dos sentidos que auxilia em nossa sobrevivência. Quando ouvimos um ruído, somos colocados em estado de alerta. Por isso, nós podemos fechar os nossos olhos, mas não os nossos ouvidos. Outro efeito nocivo do ruído é a secreção aumentada de hormônios como adrenalina, cortisol e noradrenalina, responsáveis por esse estado de atenção.

Como você pode perceber, o ruído atua de diversas formas em nosso corpo e precisamos estar atentos em casos de exposição prolongada, já que isso afetará diretamente a nossa saúde!

Confira nossos conteúdos de acústica.

Imagem destaque: IFDM Design

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required