Nova Residence Quinta da Paineiras - RVE Engenharia - NBR 15.575 -

Nova Residence Quinta da Paineiras – RVE Engenharia – NBR 15.575

Escopo: Análise de Desempenho Térmico, Lumínico e Acústico de acordo com a NBR 15.575
Incorporação: RVE Engenharia
Ano: 2018
Localização: São Paulo


A Ca2 desenvolveu para o empreendimento Nova Residence Quinta da Paineiras, localizado em São Paulo, a análise de desempenho térmico, lumínico e acústico para atendimento da NBR 15.575.

Desempenho Térmico

Elaboramos simulação computacional termodinâmica para as unidades que demostrem o pior cenário de cargas térmicas nos períodos de verão e inverno, e que estejam em posição de recebimento de radiação solar pela cobertura.

Os estudos elaborados verificaram o atendimento aos requisitos mínimos previstos na ABNT NBR 15.575-1:2013 Item 11 – Desempenho Térmico, para a unidade mais crítica em condições de inverno e verão.

Para simular, usamos as especificações de materiais enviadas pelo cliente. Seus desempenhos foram determinado através de consulta da NBR 15.220—Desempenho térmico de edificações; (referência técnica aceita nacionalmente). Exemplos:


 Desempenho Lumínico

Com base na metodologia da NBR 15.575–1 para desempenho lumínico (item 13) e 13.2.1 Critério – Simulação: Níveis Mínimos de iluminância Natural, foi elaborado um estudo computacional de luz natural para análise de todos os diferentes ambientes das unidades habitacionais.

A Norma requer que durante o dia, os ambientes recebam iluminação natural conveniente, oriunda diretamente do exterior ou indiretamente, através de recintos adjacentes.

Para elaborar a envoltória, foram utilizados os materiais especificados pela construtora/incorporadora.

Desempenho Acústico

As medições de ruído servem para quantificar e caracterizar as fontes sonoras e os níveis de pressão sonora do entorno. As medições também servem como base para a quantificação dos níveis sonoros incidentes nas fachadas ( foram elaboradas seguindo as orientações da ABNT NBR 10151).

Realizamos medições do terreno do Empreendimento em pontos selecionados para a correta caracterização da paisagem sonora. Foram distribuídos 5 pontos de medição de ruído no entorno do terreno.

De acordo com a NBR 15575-4, as fachadas do empreendimento devem ser classificadas de acordo com a paisagem sonora que estão inseridas. Os valores foram obtidos através das medições de ruído, diagnóstico feitos in loco e simulação de propagação de ruído ambiental pelo software Predictor-LimA (EMS Brüel & Kjær) lastreado pela norma ISO 613:1996.

Veja mais projetos  aqui  😉

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required