Paulo Mendes da Rocha, o Brilhante Arquiteto Brasileiro - Ca2

Paulo Mendes da Rocha, o Brilhante Arquiteto Brasileiro

Morreu neste domingo (23/05/2021) aos 92 anos, Paulo Mendes da Rocha, um ícone da arquitetura nacional, responsável por importantes obras e ganhador de um dos prêmios mais importantes da área. Ele estava internado em São Paulo tratando de um câncer no pulmão.

Paulo Mendes, nasceu em 1928 em Vitória – Espírito Santo, mas morava no centro da capital paulista, onde criou alguns de seus principais e renomados projetos.

Qual é o objeto, o objetivo da arquitetura? Eu poderia dizer: ‘amparar a imprevisibilidade da vida’. Há quem pense que o arquiteto faz, no sentido dos aspectos funcionais da questão, algo para que as pessoas se comportem de determinado modo. Não. (…) A arquitetura ampara a imprevisibilidade da vida”, dizia um inquieto Paulo Mendes da Rocha ao EL PAÍS em uma de suas raras entrevistas, concedida em novembro de 2018. (Fonte: El País)

Depois de Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha foi o segundo arquiteto brasileiro a receber o prêmio Pritzker em 2006 (considerado o nobel da arquitetura), reconhecido internacionalmente.

Praça do Patriarca – Arquiteto Paulo Mendes da Rocha – Foto Nelson Kon

O arquiteto e professor formou-se em 1954 em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Mackenzie,  aos 29 anos ganhou o concurso para o ginásio do clube atlético paulistano que o premiou na 6ª Bienal Internacional de São Paulo (1961). A partir desse momento, Paulo Mendes integra a “escola paulista” liderada pelo arquiteto Vilanova Artigas. Ainda nesse período, entre 1960 a 1961, torna-se professor da FAU – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Entre suas mais conhecidas e importantes obras estão: a reforma do Museu da Língua Portuguesa e da Pinacoteca do Estado, o arco da Praça Patriarca, o MUBE (Museu brasileiro da escultura) e o Sesc 24 de maio.

Além do Pritzker, Rocha recebeu o Prêmio Mies van der Rohe para a América Latina pelo projeto de reforma da Pinacoteca, o Leão de Ouro de Veneza, o Prêmio Imperial do Japão e a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects (Riba). (Fonte: El país)

Sede Social do Joquei Clube de Goias – Arquiteto Paulo Mendes da Rocha – Foto : Marina Naha

Casa do Arquiteto (1964)  – Bairro Butantã – Foto: Nelson Kon

Ao lado de Artigas e Fábio Penteado, em 1968, Paulo mendes projeta o Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado – Parque Cecap, em Guarulhos, para 50 mil moradores.

Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado – Parque Cecap, em Guarulhos – Foto: Nelson Kon

Em 1969, época da ditadura, o arquiteto foi afastado de suas atividades na FAU – USP após o AI-5. Com isso, retorna apenas em 1980 como auxiliar de ensino até se tornar professor titular em 1998 – ano em que se aposenta compulsoriamente aos 70 anos.

“Nenhuma cidade pode ser resolvida com um museu. O museu máximo é a própria cidade”, dizia.

Em Portugal, ele projetou o Museu Nacional de Coches e no ano de 2020 anunciou a doação do seu acervo à Casa da Arquitectura. (Fonte G1)

Museu Nacional de Coches – Foto Fernando Guerra

“A Pina Luz, como a conhecemos hoje, é fruto do trabalho de Paulo e sua equipe, que nos anos 1990 reformou e atualizou as partes internas do edifício histórico de Ramos de Azevedo para receber com dignidade as obras da coleção, as exposições temporárias e claro, o público.” (Pinacoteca – G1)

Pinacoteca do Estado de SP – na Luz, região central de São Paulo — Foto: Fabio Tito/G1

“Rocha pertenceu a uma geração de modernistas, influenciados por nomes como os franceses Le Corbusier e Lucio Costa, o russo Gregori Warchavchik e os brasileiros Niemeyer e João Batista Vilanova Artigas. “Paulo Mendes contribuiu profundamente para a formação da cultura arquitetônica e urbanística brasileira e mundial”, resumiu o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) em nota de pesar divulgada neste domingo.” (Fonte: El Pais)

Paulo Mendes, será sempre lembrado por sua importante contribuição para a arquitetura e por visibilizar o trabalho nacional para o mundo todo.

Fonte: CAU-BR

Leia também: Projetos que Inspiram – Edifício Louveira – Vilanova Artigas

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required