Projetos que Inspiram- Banco Sul-Americano -Rino Levi - Ca2

Projetos que Inspiram- Banco Sul-Americano -Rino Levi

Esse é um dos ícones do modernismo brasileiro que reflete muito bem a função do arquiteto como regulador das condições de conforto ambiental em edifícios. O edifício do Banco Sul-americano (atualmente ocupado pelo Itaú) foi projetado por Rino Levi e construído em 1963, na Av. Paulista, São Paulo.

    

O edifício chegou a ser considerado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) como o mais eficiente em consumo elétrico de energia na região da Avenida Paulista.

Projetado de acordo com as condições climáticas locais, incluindo sua forma, orientação e brises-soleil, o edifício pode durante muitos anos funcionar plenamente sem o uso de ar-condicionado, apenas com ventilação natural, mesmo sob condições de incidência solar.

Com o desenvolvimento da região, aumento da poluição e ruído da Paulista, já não mais opera com suas janelas abertas, mas mantém-se eficiente e mais atual do que nunca nessa era de hashtag#greenbuildings

“Os brises apresentam variações: na fachada da rua Frei Caneca, são horizontais em ambos volumes; na fachada principal da avenida Paulista, o edifício base apresenta brises verticais, enquanto o edifício torre, uma parede cega discretamente ressaltada por detalhes verticais; e a fachada lateral da avenida Paulista apresenta brises horizontais, porém com maiores espaçamentos entre eles.” (Informações: Archdaily)

Fotos: Nelson Kon

Autor: Marcelo Nudel

Acompanhe a Ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* indicates required