Pra entender o efeito da lã mineral no isolamento térmico você precisa conhecer coeficiente de transmitância global (U-value). Esse número representa a quantidade de calor que passa de um lado a outro da parede quando há diferença de temperatura entre o interior e o exterior da edificação.
A transmitância térmica global, que é definida pelo U value, que é dado em Watts por metro quadrado vezes kelvin (U=W/m².K) .
Isso significa que a quantidade de calor em watts que passa de uma face do material para a outra ou de uma face da parede pra outra, por metro quadrado a cada kelvin, o grau kelvin de variação de temperatura entre as faces.
Traduzindo para uma linguagem mais acessível, basicamente, a transmitância ou valor U de um componente construtivo é o quanto ele conduz de calor de uma face da parede até a outra. A transferência de calor ocorrerá por condução toda vez que houver diferença de temperatura entre a face interna e a face externa.
O calor tende a passar da face mais quente pra mais fria. Quanto menor a transmitância (U-value), maior é o nível de isolamento térmico de um sistema construtivo.
Quando adicionamos lã de vidro, lã de rocha na cavidade das paredes, o nível de isolamento térmico sobe 6 vezes!
O mesmo conceito vale também para wood frame, com variação nos valores de U, visto que a Madeira também possui boas propriedades de isolamento térmico.
Você pode combinar isolamento térmico também com paredes de concreto ou alvenaria para conseguir aumentos expressivos em isolamento térmico. O isolamento térmico em paredes de concreto é particularmente benéfico, visto que o concreto é um péssimo isolante térmico, mesmo com grande espessura (mas isso é assunto pra um outro post).
Fazer uma boa escolha de materiais, criando uma boa composição, pode ser de fato a diferença entre você entregar um projeto com boas condições de conforto térmico ou um grande desastre, seja do ponto de vista do calor ou do frio.
Por isso, é fundamental que você engenheiro ou arquiteto saiba ler os índices de especificação de desempenho térmico de um material ou de um componente. Nos dias atuais, conhecimentos em sustentabilidade e conforto ambiental são pré requisitos básicos para qualquer arquiteto e engenheiro.
Imagem destaque: portal AECweb
Leia Também: Desempenho térmico de edificações.