A Ca2 desenvolveu para o empreendimento RBR Rebouças, localizado em São Paulo, a consultoria de diagnóstico para certificação LEED e análise técnica para atendimento aos requisitos de desempenho térmico e lumínico da NBR 15.575.
Escopo: Certificação LEED e análise de desempenho térmico e lumínico de acordo com a NBR 15.575
Incorporação: RBR Asset Management
Arquitetura: Alflalo / Gasperini
Ano: 2019
Localização: São PauloCertificação LEED
A certificação para greenbuildings LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é o sistema de certificação para edifícios sustentáveis mais difundido no mundo. As estratégias de sustentabilidade a serem aplicadas começam na arquitetura, passam pela construção e pela operação.
O LEED considera 4 tipologias, são elas:
Cada uma das tipologias terá diferentes necessidades.
O sistema LEED analisa 8 áreas:
A máxima pontuação é atingida quando um empreendimento alcança 110 pontos – em qualquer uma das tipologias citadas acima. A imagem abaixo mostra os 4 níveis possíveis de serem alcançados na certificação LEED, são eles: certified, silver, gold e platinum.
Desempenho Térmico
Com base na metodologia da NBR 15.575–1 para desempenho térmico (item 11), foi elaborado modelo tridimensional para realização de análise por meio de simulação computacional termodinâmica para as unidades que demonstrem o pior cenário em relação a carga térmica nos períodos de verão e inverno.
Desempenho Lumínico
Com base na metodologia da NBR 15.575–1 para desempenho lumínico (item 13) e 13.2.1 Critério – Simulação: Níveis Mínimos de iluminância Natural, foi elaborado um estudo computacional de luz natural para análise de todas as diferentes unidades habitacionais.