Residência Ribeirão - Consultoria em Conforto Térmico - Ca2

Residência Ribeirão – Consultoria em Conforto Térmico

Arquitetura: Gui Mattos Arquitetura
Escopo: Consultoria em Conforto Térmico
Local: Ribeirão Preto -SP
Ano: 2017

A Ca2 desenvolveu para a residência , localizada em Ribeirão Preto,  consultoria para conforto térmico.

Desempenho Térmico

Entende‐se por conforto térmico no ambiente construído o conjunto de características capazes de fornecerem condições térmicas que satisfaçam as necessidades humanas pela maior parte do tempo. Isso deve ser feito com reduzido ou ausente uso de equipamentos consumidores de energia, ou seja, apenas através da adequação climática da arquitetura.

O objetivo do trabalho foi auxiliar o arquiteto na seleção de materiais e vidros, e a eventual inclusão de sistemas sombreadores e aberturas para ventilação natural, culminando com desempenho térmico adequado ao clima e padrão de uso e ocupação.

Os desenhos abaixo apresentam estratégias de projeto compatíveis com o clima da localidade. Na sequência faremos uma avaliação preliminar das condições propostas para o projeto.

A consultoria envolve a análise crítica do projeto, cálculos específicos e simulações computacionais.  Nos estudos, observamos os principais itens que afetam o desempenho térmico e luminoso, assim como a eficiência energética da residência.

Foram desenvolvidos:

  • Análise climática para dados de incidência solar local, temperaturas e ventos predominantes;
  • Levantamento de necessidades em termos de conforto térmico;
  • Produção de cartas solares para determinação dos ângulos de altitude e azimute solar;

O acesso à radiação solar direta foi diagnosticado com o auxílio da carta solar (diagrama estereográfico) da cidade de Ribeirão Preto:

O trabalho teve como base estudos de geometria da insolação, considerando os ângulos de incidência solar (altitude e azimute) e dados climáticos levantados da localidade;

Veja mais dos nossos projetos  aqui 😉

Acompanhe a Ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* indicates required