Residência Rondônia - Adequação Climática e Conforto Ambiental -

Residência Rondônia – Adequação Climática e Conforto Ambiental

Arquitetura: Denyse C. Azevedo
Cliente: Proprietários
Escopo: Adequação climática e Conforto Ambiental
Local: Cacoal, Rondônia
Ano: 2018

Consultoria em Adequação Climática e Conforto Ambiental

A Ca2 desenvolveu para a residência unifamiliar existente, elaboração de diretrizes técnicas e assessoria para adequação climática e conforto ambiental em projeto de arquitetura.

Entende‐se por adequação climática e conforto térmico no ambiente construído o conjunto de características capazes de fornecerem condições térmicas que satisfaçam as necessidades humanas pela maior parte do tempo. Isso deve ser feito com reduzido uso de equipamentos consumidores de energia.

O objetivo do trabalho foi orientar o arquiteto na concepção do projeto, iniciando-se na geometria e implantação, passando pela seleção de materiais e vidros, o desenho e dimensionamento de sistemas sombreadores e aberturas para ventilação natural, culminando em desempenho térmico adequado ao clima e padrão de uso e ocupação.

Com base nos estudos realizados, análise climática e entendimento das características locais, foram feitas sugestões de soluções que irão promover maior conforto ambiental e adequação climática.

Janelas sombreadas por varandas com grandes beirais, portas com veneziana, construção elevada do solo, ventilação cruzada e ventilador de teto garantem redução do superaquecimento da edificação.

As imagens acima mostram exemplos de brises a serem aplicados na fachada Norte – que mais recebe horas de radiação solar durante o ano todo.

Essa fachada deve ser preferencialmente protegida por uma combinação de brises verticais e horizontais de maior extensão (com ângulo de proteção horizontal de 53º e vertical de 50º), ou algum outro elemento que possibilite o mesmo efeito, como varandas; Os elementos de sombreamento devem possibilitar a ventilação, como venezianas e brises móveis ou fixos; Além disso, essa é uma fachada importante, pois recebe os ventos predominantes, por isso suas aberturas devem ser bem dimensionadas.

As referências acima mostram elementos de sombreamento que possibilitam a ventilação, como venezianas e cobogós. Persianas de enrolar também foram recomendadas para a fachada oeste;

Como resultado dessas estratégias o projeto proporcionou condições adequadas de conforto térmico aos residentes pela maior parte do tempo possível e consequente redução no consumo de energia.

O trabalho também  envolveu:

  • Análise climática e levantamento de necessidades
  • Orientação, geometria, insolação e ventilação
  • Estudo de materiais adequados ao clima
  • Revisão de Projeto
  •  Sessões de assessoria/ mentoria

Veja mais dos nossos projetos  aqui 😉

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required