Residência São Paulo - Desempenho Térmico, Acústico e Sustentabilidade - Ca2

Residência São Paulo – Desempenho Térmico, Acústico e Sustentabilidade

Escopo: Análise de Conforto Térmico, Acústico e Sustentabilidade
Arquitetura: Studio Arthur Casas
Ano: 2019
Localização: São Paulo

A Ca2 Consultores desenvolveu análise do clima e de condicionantes climáticas, requisitos acústicos, resultados das medições de ruído e diretrizes para a concepção de projeto elaboradas para residência unifamiliar em São Paulo-SP.

O objetivo do trabalho foi orientar o arquiteto na concepção do projeto da residência em São Paulo – SP, iniciando-se na geometria e implantação, passando pela seleção de materiais e vidros, o desenho e dimensionamento de sistemas sombreadores e aberturas para ventilação natural, culminando com desempenho térmico e acústico adequado ao clima.

Desempenho Térmico

A forma, a orientação e a implantação da edificação, além da correta orientação de superfícies envidraçadas, devem contribuir para otimizar a incidência de radiação solar e minimizar a incidência sonora. A ventilação cruzada é obtida através da circulação de ar pelos ambientes da edificação por meio de duas aberturas em lados opostos da edificação.

Janelas sombreadas por varandas com grandes beirais, portas com veneziana, ventilação cruzada e ventilador de teto garantem redução do superaquecimento da edificação. Ventilação natural noturna: para maximizar a ventilação cruzada, deve-se localizar aberturas em faces opostas com grandes aberturas voltadas à direção do vento.

O trabalho envolveu:

  • Análise climática para dados de incidência solar local, temperatura e ventos predominantes;
  • Levantamento de necessidades em termos de conforto térmico;
  • Produção de cartas solares para determinação dos ângulos de altitude e azimute solar.

Nessa etapa foram observados:

  • Orientação solar e volumetria;
  • Localização crítica de elementos sólidos / opacos e envidraçados;
  • Indicação preliminar de materiais e respectivo desempenho térmico;
  • Indicação preliminar para aberturas para ventilação natural.

Desempenho Acústico

As fachadas são parte do conjunto da envoltória da residência e tem papel fundamental no isolamento acústico aos ruídos externos (automóveis, vizinhos, aviões, música, etc.). Portanto, a composição da envoltória deverá atender aos critérios de isolamento acústico exigidos pelas normas vigentes.

A NBR 15575 estabelece critérios de desempenho para sistemas construtivos, divididos em: Mínimo, Intermediário e Superior. O atendimento ao critério Mínimo é obrigatório e os demais são opcionais. Os índices que mensuram o desempenho acústico dos elementos da edificação são baseados nos procedimentos da ISO (International Organization for Standardization).

O projeto de acústica envolveu:

  • Avaliação do entorno do terreno para indicar condicionantes de acústica. As diretrizes serão confirmadas após as medições de ruído in-loco.
  • Distribuição interna dos ambientes para atender melhor aos requisitos de térmica e acústica;
  • Indicação preliminar de sistema construtivo e vedações para maior isolamento acústico.
Acompanhe a Ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* indicates required