Greenbuilding defende uso do vidro em construções

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

Greenbuilding defende uso do vidro em construções

Apesar de ter aparecido de forma tímida, o vidro chamou muita atenção durante a realização da última edição do Green Building Council Brasil, realizado em São Paulo, entre os dias 27 a 29 de agosto. Mais de cem empresas voltadas às questões de eficiência energética estiveram no local, ao lado de apenas uma vidreira.

Apesar da participação pequena do material ela foi suficiente para comprovar a importância do vidro com relação à sustentabilidade e aplicabilidade dele no controle térmico de uma edificação e também nos paineis fotovoltaicos.

Foram três dias de programação, entretanto, em apenas dois houve discussões em que o material apareceu. O professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e convidado da Cebrace, Fernando Westphal falou sobre os passos básicos para elaborar urna fachada sustentável.

Ele lembrou que, antes de tudo, é necessário conhecer o entorno da edificação. Entre os detalhes que é preciso ficar atento estão: posicionamento do sol, sombreamento, ruído e o clima.

O professor exemplificou que as mesmas escolhas feitas para uma obra em urna cidade tranquila não podem ser as mesmas aplicadas em um edifício no meio de São Paulo.

Para Westphal, o que mais preocupa é a falta de informações corretas sobre o vidro.

“Todo o esforço dedicado pode ser invalidado se o projeto for inadequado”, salientou. O consultor sênior da Arup, Marcelo Nudel, também participou do evento, com o terna “Metodologia de análise econômica e energética para envoltórios de alto desempenho”.

Ele destacou que investir em fachadas de alto desempenho não aumenta os custos de uma construção, afinal, ela é compensada com menores gastos com sistemas complexos de iluminação e condicionamento de ar.

“Envoltórios eficientes proporcionam maior flexibilidade tanto para o usuário ‘final como para o projeto arquitetônico”, afirmou.
Com informações cedidas e autorizadas pela Abrovidro.

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram