Escopo: Análise de Conforto Térmico, Lumínico e Acústico de acordo com a NBR 15.575
Incorporação: Hines
Ano: 2019
Localização: São Paulo
A Ca2 desenvolveu para o empreendimento residencial e corporativo Roque Petroni , localizado em São Paulo, a análise de desempenho térmico, lumínico e acústico para atendimento da NBR 15.575.
Desempenho Térmico
Elaboramos simulação computacional termodinâmica para as unidades que demostrem o pior cenário de cargas térmicas nos períodos de verão e inverno, e que estejam em posição de recebimento de radiação solar pela cobertura.
Os estudos elaborados verificaram o atendimento aos requisitos mínimos previstos na ABNT NBR 15.575-1:2013 Item 11 – Desempenho Térmico, para a unidade mais crítica em condições de inverno e verão.
Para simular, usamos as especificações de materiais enviadas pelo cliente. Seus desempenhos foram determinado através de consulta da NBR 15.220— Desempenho térmico de edificações; (referência técnica aceita nacionalmente). Exemplos:
Desempenho Lumínico
Com base na metodologia da NBR 15.575–1 para desempenho lumínico (item 13) e 13.2.1 Critério – Simulação: Níveis Mínimos de iluminância Natural, foi elaborado um estudo computacional de luz natural para análise de todos os diferentes ambientes das unidades habitacionais.
A Norma requer que durante o dia, os ambientes recebam iluminação natural conveniente, oriunda diretamente do exterior ou indiretamente, através de recintos adjacentes.
Para elaborar a envoltória, foram utilizados os materiais especificados pela construtora/incorporadora.
Desempenho Acústico
As medições de ruído servem para quantificar e caracterizar as fontes sonoras e os níveis de pressão sonora do entorno. As medições também servem como base para a quantificação dos níveis sonoros incidentes nas fachadas ( foram elaboradas seguindo as orientações da ABNT NBR 10151).
Realizamos medições do terreno do Empreendimento em pontos selecionados para a correta caracterização da paisagem sonora. Foram distribuídos 5 pontos de medição de ruído no entorno do terreno.
De acordo com a NBR 15575-4, as fachadas do empreendimento devem ser classificadas de acordo com a paisagem sonora que estão inseridas, para simulação computacional de isolamento acústico dos sistemas foi utilizado o software INSUL (predicting sound insulation—desenvolvido pela Marshall Day Acoustics), lastreado pela norma ISO 12354:2017.
Veja mais projetos aqui!