Imagem: Archinect
Esse edifício construído há mais de 10 anos conseguiu subverter o paradigma de edifício de escritórios tipo caixa de vidro hermeticamente fechada e energeticamente ineficiente.
O San Francisco Federal é um edifício que aproveita as condições climáticas locais para operar apenas com ventilação natural. Sua planta alongada permite ventilação cruzada entre faces opostas, e seus sistemas de sombreamento através de malha métalica perfurada controlam a radiação solar, permitindo conforto térmico.
As janelas são controladas por sistema de monitoramento climático e acionadas quando as condições de temperatura externa são favoráveis à ventilação natural.
Imagem: Percolate
Os espaços internos possuem lajes de concreto exposto, fazendo com que a inércia térmica absorva calor interno, reduzindo ainda mais as temperaturas.
A noite, o sistema de automação abre as janelas, proporcionando o “night flush”, ou seja a extração de calor armazenado na estrutura substituindo o ar quente interno pelo ar fresco noturno externo.
Imagem: Curbed
Um edifício que optou por obter o atualmente ultrapassado nível Silver da versão LEED 2.1, mas que ainda se mantém como um dos edifícios bioclimaticamente mais inteligentes do mundo.
Gostou do conteúdo ? Para acompanhar mais #projetosqueinspiram, acompanhe as nossas redes sociais.