San Francisco Federal Building e o Aproveitamento Das Condições Climáticas Locais - Ca2

San Francisco Federal Building e o Aproveitamento Das Condições Climáticas Locais

Imagem: Archinect

Esse edifício construído há mais de 10 anos conseguiu subverter o paradigma de edifício de escritórios tipo caixa de vidro hermeticamente fechada e energeticamente ineficiente.

O San Francisco Federal Building é um edifício que aproveita as condições climáticas locais para operar apenas com ventilação natural. Sua planta alongada permite ventilação cruzada entre faces opostas, e seus sistemas de sombreamento através de malha métalica perfurada controlam a radiação solar, permitindo conforto térmico.

As janelas são controladas por sistema de monitoramento climático e acionadas quando as condições de temperatura externa são favoráveis à ventilação natural.

Imagem: Percolate

Os espaços internos possuem lajes de concreto exposto, fazendo com que a inércia térmica absorva calor interno, reduzindo ainda mais as temperaturas.

A noite, o sistema de automação abre as janelas, proporcionando o “night flush”, ou seja a extração de calor armazenado na estrutura substituindo o ar quente interno pelo ar fresco noturno externo.

Imagem: Curbed

Um edifício que optou por obter o atualmente ultrapassado nível Silver da versão LEED 2.1, mas que ainda se mantém como um dos edifícios bioclimaticamente mais inteligentes do mundo.

Gostou do conteúdo ?  Para acompanhar mais #projetosqueinspiram, acompanhe as nossas redes sociais.

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* campo obrigatório
    Quero Acompanhar Conteúdos Sobre: *