SEDE FAPESC E FATMA - Conforto Ambiental, Luminotécnica e Sustentabilidade -

SEDE FAPESC E FATMA – Conforto Ambiental, Luminotécnica e Sustentabilidade

Escopo:  Consultoria Para Conforto Ambiental, Luminotécnica e Sustentabilidade
Cliente:  Concurso Nacional – Sede FAPESC E FATMA
Arquitetura: Mindlin Loeb + Dotto Arqitetura
Ano: 2013
Localização: Florianópolis – SC

O projeto para sede da FATMA (Fundação do Meio Ambiente) e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), localizado em Florianópolis, visou a sustentabilidade do edifício.

O projeto contempla envoltória de alto desempenho e espaços adequadamente dimensionados para funcionar com ventilação natural pela maior parte do ano. O processo de consultoria envolveu desenho e especificação técnica de vidros e elementos de fachada, assim como a concepção dos sistemas de ar- condicionado de baixo consumo (UFAD) e concepção luminotécnica de alta eficiência.

O conceito de design sustentável focou-se na criação de um edifício de alta eficiência energética e com potencial para atingir a certificação LEED Gold, de acordo com as condições climáticas de Florianópolis e as realidades do mercado local.

As metas de projeto incluem altos níveis de conforto ambiental interno (conforto térmico, lumínico e qualidade do ar), baixo impacto ambiental dos materiais, e gestão eficiente da água. Essas metas são direcionadas à redução dos impactos ambientais em todo o ciclo de vida do edifício.

O projeto engloba também aspectos sociais da sustentabilidade demonstrando iniciativas ambientais e design sustentável aos usuários do edifício e, portanto, con- tribuindo com a educação ambiental da população local.

O conceito do projeto de sustentabilidade é baseado em iniciativas que são capazes de alcançar os seguintes referenciais da indústria:

• LEED-NC Gold;
• Procel Edifica Nível A para envoltória e sistemas

As estratégias sustentáveis foram divididas nas seguintes categorias:

  • Energia e Qualidade Ambiental Interna: demonstrado através da seleção de sistemas de ar-condicionado de baixo consumo energético, ventilação natural, envoltória de alto desempenho e tecnologias renováveis. Flexibilidade suficiente é fornecida para a construção de modo a permitir a adaptação futura das plantas pelo proprietário;
  •  Materiais e Resíduos: A possibilidade de desmaterialização e reuso dos componentes.

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required