Seisa Mester Caconde - NBR 15.575 (Térmica e Lumínica) -

Seisa Mester Caconde – NBR 15.575 (Térmica e Lumínica)

A Ca2 desenvolveu para o empreendimento Caconde, a análise técnica para atendimento aos requisitos de desempenho térmico e lumínico exigidos pela Norma de desempenho NBR 15.575. O empreendimento da Seisa Mester é de uso residencial e fica localizado em São Paulo.

 

Desempenho Térmico

Com base na metodologia da NBR 15.575–1 para desempenho térmico (item 11), foi elaborado modelo tridimensional para realização de análise por meio de simulação computacional termodinâmica para as unidades que demonstrem o pior cenário em relação a carga térmica nos períodos de verão e inverno.

As simulações computacionais foram feitas no programa EnergyPlus, que permite a determinação do comportamento térmico de edificações sob condições dinâmicas de exposição ao clima e é capaz de reproduzir os efeitos de inércia térmica.

Desempenho Lumínico

Com base na metodologia da NBR 15.575–1 para desempenho lumínico (item 13) e 13.2.1 Critério – Simulação: Níveis Mínimos de iluminância Natural, foi elaborado um estudo computacional de luz natural para análise de todos os diferentes ambientes das unidades habitacionais.

A Norma requer que durante o dia, os ambientes recebam iluminação natural conveniente, oriunda diretamente do exterior ou indiretamente, através de recintos adjacentes.

 

Para verificação de atendimento à norma o nível mínimo de iluminância no ponto central do ambiente deve ser de 60 Lux (observa-se que, especificamente, para ambientes em pavimentos térreos o nível mínimo pode ser 48 Lux).

Por meio do valor demarcado na área central dos ambientes é possível verificar a permeabilidade da luz e nível medido no centro de cada ambiente.

Veja abaixo, mais fotos do projeto Seisa Mester Caconde – NBR 15.575:

 

<< Voltar

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required