VLT Salvador - Estudos de Ventilação e Insolação - Ca2

VLT Salvador – Estudos de Ventilação e Insolação

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

A Ca2 realizou estudos de vento e insolação para o EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança do Monotrilho em Salvador – Bahia.

Para os estudos de ventilação foram feitas simulações de CFD (computational fluid dynamics) utilizando modelagem no software Rhinoceros e simulação de desempenho através do software Simscale que usa como ferramenta de cálculo o OpenFOAM.

As análises desse estudo foram feitas com base na escala de Beaufort e nos estudos de Penwarden (1975) e Prata (2005). Essa análise dos efeitos do vento indica que o desconforto se inicia com a velocidade do ar de 5 m/s, sendo considerado desconforto com velocidades acima de 10 m/s e chegando ao nível do perigoso quando atinge velocidade superior a 20 m/s.

Para os estudos de Insolação foram feitas simulações utilizando modelagem no software Rhinoceros e simulação de desempenho através dos plug-ins Ladybug e Honeybee que usam como ferramenta de cálculo o Radiance e o Daysim.

Simulação de CFD da futura estação Peri-Peri do Monotrilho e seu entorno com ventos predominantes de Leste para Oeste. Visualização de velocidade do vento em planta no nível do pedestre.

Cliente: Biomonitoramento e meio ambiente
Escopo: Estudos de Vento e Insolação.
Local: Salvador- Bahia
Ano:2019

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram