Your Code Liberdade - NBR 15.575 - EXEMPLAR - Ca2

Your Code Liberdade – NBR 15.575 – EXEMPLAR

Escopo: Análise de Conforto Térmico, Lumínico e Acústico de acordo com a NBR 15.575
Incorporação: Exemplar
Arquitetura: IDE Estúdios
Ano: 2020
Localização: São Paulo

A Ca2 desenvolveu para o empreendimento residencial Your Code Liberdade , localizado em São Paulo, a análise de desempenho térmico, lumínico e acústico para atendimento da NBR 15.575.

Desempenho Térmico

Para a análise de desempenho térmico foi feita a verificação do atendimento aos requisitos mínimos previsto na ABNT NBR 15.575-1:2013 Item 11 – Desempenho Térmico, para a unidade mais crítica em condições de inverno e verão.

Com base na metodologia da NBR 15.575–1 para desempenho térmico (item 11), foi elaborado modelo tridimensional para realização de análise por meio de simulação computacional termodinâmica para as unidades que demonstrem o pior cenário em relação a carga térmica nos períodos de verão e inverno, e que estejam em posição de recebimento de radiação solar pela cobertura.

Desempenho Lumínico

Esse capítulo contempla a análise técnica para verificação de conformidade frente aos requisitos de desempenho lumínico contidos na Norma de Desempenho Brasileira ABNT NBR 15.575-1:2013 Item 13. O trabalho foi realizado com base no item 13.2.1 Critério – Simulação: Níveis Mínimos de Iluminância Natural.

A Norma requer que durante o dia, os ambientes recebam iluminação natural conveniente, oriunda diretamente do exterior ou indiretamente, através de recintos adjacentes.

Desempenho Acústico

A NBR 15575 estipula critérios para em desempenho acústico de edificações residenciais protocoladas a partir de julho de 2013. Os critérios estão divididos em “Mínimo”, “Intermediário” e “Superior”, sendo o primeiro de atendimento obrigatório e os demais são opcionais.

A norma estipula critérios para:

  1. isolação ao som aéreo do envelope da construção (fachadas e coberturas) para dormitórios;
  2. isolação acústica de paredes de geminação entre unidades autônomas e de paredes divisórias entre áreas privativas e comuns;
  3. Isolação acústica dos ruídos aéreo e de impacto em lajes de piso entre unidades autônomas.

As medições de ruído servem para quantificar e caracterizar as fontes sonoras e os níveis de pressão sonora do entorno. As medições também servem como base para a quantificação dos níveis sonoros incidentes nas fachadas ( foram elaboradas seguindo as orientações da ABNT NBR 10151).

De acordo com a NBR 15575-4, as fachadas do empreendimento devem ser classificadas de acordo com a paisagem sonora que estão inseridas, para simulação computacional de isolamento acústico dos sistemas foi utilizado o software INSUL (predicting sound insulation—desenvolvido pela Marshall Day Acoustics), lastreado pela norma ISO 12354:2017.

Fotos do Empreendimento 

Veja mais projetos aqui! 

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required