Índice de Reprodução de Cor (IRC) – Você Sabe O que é ?
O índice de Reprodução de Cor – IRC, também conhecido como Ra, é uma unidade que avalia a fidelidade de uma fonte de luz na reprodução de cores dos objetos.
A escala IRC é percentual, varia de 0 a 100, e considera a luz do sol como base, sendo essa fonte de fator IRC 100 (ou seja, 100% de fidelidade), o valor máximo de reprodução de cor.
Quanto maior o IRC de uma lâmpada, mais natural é a cor do objeto iluminado.
Esse índice é muito importante, pois trata da influência da iluminação na percepção das cores. E as cores, por sua vez, proporcionam sensações e experiências únicas nos espaços.
A medida foi criada em 1965 pela Comission Internationale de l’Eclairage (CIE), desde então esses estudos foram aprimorados para que esse índice chegasse em um nível mais alto de precisão.
IRC das Lâmpadas
As lâmpadas são divididas de acordo com esse índice de reprodução, variando em IRC 60, 70, 80, 90 , 95 e e até 100. Quanto mais próximo de 100 mais fidedignas serão as cores do objeto que está sendo iluminado.
Lâmpadas incandescentes costumam ter IRC mais próximo de 100, porém com os recentes avanços tecnológicos, mesmo lâmpadas de tecnologia LED podem ter altos IRC’s.
É importante mencionar que mesmo com índices de IRC iguais, as lâmpadas podem reproduzir as cores de formas diferentes, isso porque existem outros aspectos que irão influenciar na reprodução de cores. Por isso, olhar isoladamente para o IRC pode ser insuficiente para uma análise mais precisa.
As imagens acima mostram o espectro luminoso de diferentes tipos de iluminação. Espectros de luz mais completos tendem a ter uma reprodução de cores melhor e mais próxima da luz natural. No gráfico acima é possível observar que a lâmpada fluorescente tubular é a que menos se assemelha com o espectro de luz natural. Já a lâmpada LED e incandescente possuem um espectro de cores contínuo e portanto reproduzem as cores de forma mais fiel, mesmo que tenha um número de IRC igual ao da lâmpada fluorescente.
O IRC considera 15 cores para a análise de fidelidade, são elas:
Essas 15 cores são pré-estabelecidas e usadas nos testes de iluminação, comparando a luz artificial com a luz natural. Quanto maior a diferença entre a lâmpada testada e a luz de referência (natural), menor será o IRC e portanto menor será a fidelidade dessa cor quando iluminada.
Qual IRC devo escolher ?
Imagem: Arquitetizze
Nem sempre vai ser necessário utilizar lâmpadas que possuam um IRC mais alto. A preocupação com o IRC deve ser maior em ambientes onde a reprodução da cor tem maior importância e e irão influenciar nas vendas de produtos como: hortifrutis, mercados, comércios em que os alimentos estejam sendo expostos como restaurantes (principalmente cozinhas), salões de beleza, lojas que vendam maquiagem ou produtos para a estética, estabelecimentos ligados à moda, e até algumas clínicas médicas e laboratórios.
Imagem: Arquitetizze
É importante ressaltar que o índice de reprodução de cores não influencia na temperatura da cor e vice versa (tanto cores quentes, quanto frias podem ter um alto IRC).
Outros Métodos de Avaliação de Reprodução de cor – TM-30
Por considerar apenas 15 cores, o IRC vem sendo questionado por profissionais da área de luminotécnica. Estão surgindo cada vez mais métodos e estudos para avaliação de reprodução de cores, que vem ganhando força como é o caso do TM-30.
O TM-30 é considerado um método mais preciso, ele avalia a avalia a fidelidade da cor (Rf) utilizando 99 padrões de cores para as análises e considera também a gama de cor (Rg) que possui relação com o aumento ou diminuição da saturação. O TM-30, além de observar os índices numéricos, também possui representações gráficas que mostram a localização da saturação.
A escala da fidelidade de cor (Rf) é semelhante ao IRC, varia de 0 a 100 e quanto mais próximo de 100, melhor será a reprodução de cor. Já a gama de cor (Rg) têm números que vão de 60 a 140, sendo que valores menores que 100, significam que a fonte de iluminação torna a cor do objeto menos saturados.
Fonte: Manual da ABILUX – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação.
Leia Também: Temperatura de Cor – O que é e Como Escolher