Como Funcionam as Simulações Lumínicas (NBR 15.575) - Ca2

Como Funcionam as Simulações Lumínicas (NBR 15.575)

Os requisitos da norma de desempenho pra desempenho de luz natural são muito simples de compreender. Basicamente o projeto deve ser submetido a uma simulação computacional considerando todo o seu entorno e os edifícios existentes. Devem ser acrescentadas também as informações das características do edifício como a distribuição do seu espaço e todas as cores internas das superfícies que irão influenciar na reflexão de distribuição de luz natural.

Para isso nós usamos o software chamado radiance que é o mais avançado e mais indicado pra simulação de luz natural. Esse programa é utilizado por grandes empresas de consultoria e engenharia do mundo.

Considerando uma situação climática de céu parcialmente encoberto, a norma exige que você simule quatro períodos diferentes do ano: dia 23 de outubro às 9h30 e às 15h30 da tarde, dia 23 de abril 9h30 da manhã e às 15h30. Para a NBR 15575 você deve ser capaz de demonstrar que todos os dormitórios, salas, cozinhas e áreas de serviço no centro de cada ambiente atinjam pelo menos 60 lux em todas essas condições e períodos que citamos

Para iniciar nossa análise nós costumamos pelo primeiro pavimento tipo, que é o mais baixo na altura da torre, isso porque ele costuma apresentar os piores índices de luz natural. Então, se conseguimos demonstrar que o projeto tem condições adequadas de luz natural no primeiro pavimento, isso significa que ele vai passar nos outros também.

Modelamos o edifício com todos os seus detalhes e características. No nosso modelo em 3d, apresentamos aos nossos clientes uma escalas de lux em cada um dos ambientes.

Quando um dos ambientes não atende aos requisitos mínimos de luz natural, propomos alterações de operações internas como alterações de cores da parede ou então de fachada, observando as características dos tipo de vidro e assim por diante.

A nossa metodologia envolve inicialmente uma simulação inicial de situação, se o projeto cumprir com os requisitos, nós emitimos o o o registro de responsabilidade técnica e um laudo para o incorporador. Caso o empreendimento não cumpra com os requisitos nós propomos estratégias de melhoria que estiverem dentro das capacidades técnicas e orçamentárias da empresa.

Depois de concluídas as alterações nós fazemos uma simulação com base nessas operações até o momento em que a gente consiga esgotar as possibilidades ou então o empreendimento cumpra com os requisitos.

Para saber mais sobre a NBR 15575, clique aqui.

Imagem Destaque: Solaz Vila Mariana –  Análise de Conforto Térmico, Lumínico e Acústico – Ca2 Consultores

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required