Fachadas Ventiladas: O Que São, Vantagens e Como Funcionam - Ca2

Fachadas Ventiladas: O Que São, Vantagens e Como Funcionam

As fachadas ventiladas auxiliam no conforto térmico e na eficiência energética do edifício, tornando-o mais sustentável. Ela é capaz de reduzir de 30% a 50% o consumo de energia .(Fonte: Archdaily)

O nome “fachada ventilada” se dá pela ventilação que ocorre dentro do sistema. Há um vão de ar entre o revestimento (segunda pele) e a alvenaria, o que faz com que haja ventilação natural.

Ilustração: Elianetec

Como Funcionam as Fachadas Ventiladas?

Uma segunda pele é instalada na fachada de alvenaria, sobre uma estrutura metálica, com um espaço médio de 10cm a 15 cm ( esse espaço pode variar, dependendo da necessidade) para formar uma cavidade de ar. Ela pode ser utilizada tanto em projetos em construção quanto em edificações já existentes.

Com esse sistema, a fachada fica protegida do contato direto da radiação solar e da temperatura externa, reduzindo a absorção de calor dos edifícios. As  cavidades de ar proporcionam também uma circulação do ar e um bom nível de isolamento.

Na câmara de ar, ocorre o chamado efeito chaminé. Quando a radiação solar atinge a fachada, o calor que passa para o material construtivo e para a cavidade, torna o ar quente. Por sua vez, esse ar quente, pela diferença de pressão, sobe e dá espaço para que o ar frio entre e resfrie a câmara. Ou seja, nesse processo, o ar frio entra pela parte inferior e o ar quente sai pela parte superior. Ela também atua eliminando parte da umidade, auxiliando na dispersão do vapor presente no interior das paredes.

As fachadas ventiladas também podem proporcionar ganhos em relação ao conforto acústico dependendo da composição do sistema. Porém, diversos outros fatores irão influenciar na acústica, como a utilização de materiais isolantes na cavidade, as características de absorção, reflexão e transmissão acústica, além da espessura e posicionamento dos materiais.

Esse tipo de fachada também traz benefícios para a estética do edifício, há uma ampla gama de materiais existentes para os revestimentos: madeira, porcelanato, cerâmica, vidro, materiais metálicos, aumentando assim as possibilidades.

Benefícios das Fachadas Ventiladas

  • Eficiência Energética – ao melhorar o desempenho térmico da edificação, o uso de equipamentos condicionadores de ar tornam-se menos necessários, possibilitando0 uma importante economia de energia.
  • Isolamento Térmico e Acústico – esse sistema também gera uma melhora nos níveis de isolamento e torna os espaços mais confortáveis. Materiais de isolamento térmico e acústico são instalados na área da cavidade, aumentando ainda mais o desempenho.
  • Durabilidade –  a segunda pele oferece proteção à fachada do edifício contra a radiação solar direta e intempéries.
  • Facilidade na manutenção – fica mais fácil substituir ou fazer algum reparo, pois a segunda pele é constituída por placas separadas.
  • Possibilidade de renovar fachadas existentes.
  • Protege a fachada contra umidade e infiltrações.
  • Facilidade de limpeza – a própria água da chuva faz essa função.
  • A cavidade também pode ser usada como shaft para instalações elétricas, hidráulicas ou de sistemas ar-condicionado – facilitando o acesso para manutenção.

Normalmente, em projetos de retrofit, quando a obra passa por melhorias, revitalização ou correção de problemas, esse sistema de fachadas ventiladas é utilizado.

Confira nossos artigos sobre conforto ambiental.

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required