O que é Conforto Acústico ? - Ca2

O que é Conforto Acústico ?

Podemos definir conforto acústico como uma sensação auditiva de bem-estar para executar as atividades necessárias em um determinado ambiente. Por exemplo, um escritório que proporciona conforto acústico nos permite trabalhar sem ter desvios de foco e atenção provocados por ruídos excessivos sejam eles internos ou externos.

O conforto é resultado de boas condições acústicas em um ambiente construído. Um ambiente bem projetado do ponto de vista acústico minimiza ruídos, melhora a concentração, a produtividade e permite uma melhor comunicação e clareza no entendimento da fala (inteligibilidade).

Leia o Artigo: A importância de um projeto de acústica

Projetar sem levar em conta o conforto acústico, dependendo do tempo de exposição ao ruído pode causar diversos problemas que afetam diretamente a nossa saúde, como:

  • Danos à audição;
  • Doenças Cardiovasculares;
  • Dores de cabeça;
  • Alterações Hormonais;
  • Distúrbios do Sono (Como insônia) ;
  • Estresse; entre outros.

Foto: Troldtekt

Além de afetar negativamente o nosso corpo, estar em um ambiente excessivamente ruidoso atrapalha atividades diárias como: trabalhar ou estudar. O ruído nesses locais em que passamos a maior parte do tempo (por ex. : escritórios ou salas de aula) é responsável por diminuir a produtividade, trazer problemas de comunicação e dificultar a compreensão das informações.

“Um estudo em 2005 descobriu que 99% das pessoas entrevistadas relataram que sua concentração foi prejudicada por ruídos de escritório, como telefones sem resposta e fala de fundo.” (Fonte: Banbury SP e Berry DC (2005) Ruído no escritório e concentração de funcionários: identificando as causas da interrupção e melhorias potenciais. Ergonomics 48: 1, pp 25-37.)

Além disso, é importante que você saiba: existem requisitos de conforto acústico nas normas NBR 15.575 e NBR 10.152 que são obrigatórios e devem ser atendidos em projetos residenciais.

O Conforto Acústico e a Arquitetura

Os materiais de construção possuem propriedades acústicas, isso quer dizer que eles transmitem, refletem ou absorvem os sons. Por isso, fatores como as fontes de som ou ruído e o tratamento acústico da fachada, irão interferir na qualidade acústica do ambiente.

painéis acústicos

Foto: My Desk

O principal objetivo de um projeto de acústica é estudar as soluções corretas para que haja uma boa relação entre os usuários e o ambiente, ou seja, proporcionar conforto na execução das atividades. Diversos fatores podem influenciar na acústica de um edifício como: a geometria e volume de um espaço, as características dos materiais construtivos, superfícies e suas propriedades de absorção, transmissão e reflexão do som, as fontes de ruído internas e externas, entre outros.

Identificar as fontes de ruído é essencial para determinar o tratamento acústico necessário. Existem diversos tipos de fontes de ruído:

  • Externas (sons de tráfego das ruas, vizinhos)
  • Internas (conversas telefônicas, música)
  • Ruído de impacto (passos, reforma)
  • Vibrações sonoras (através da estrutura)
  • Ruído de equipamentos; (sistemas de ar condicionado, elevadores)

Condicionamento Sonoro ou Isolamento Acústico ?

O tipo de tratamento acústico irá depender dos objetivos necessários para um determinado ambiente.

painéis acústicos

Foto: Education Snapshots

Embora os materiais utilizados para o Isolamento Acústico e para o condicionamento Acústico tenham a intenção de melhorar ambientes acusticamente, tratam-se de materiais diferentes com funções distintas.

O isolamento acústico trata de atenuar a propagação sonora de um ambiente a outro, evitando a transmissão de sons indesejáveis. Desta forma, a edificação consegue atenuar as interferências de sons externos, como o de trânsito. Da mesma maneira evitam que sons produzidos em um ambiente interfiram nos espaços adjacentes, como acontece entre salas de aula vizinhas em uma escola. Ele também é geralmente realizado com materiais capazes de barrar a energia sonora como paredes de alvenaria, concreto, drywall, vidros laminados, janelas e portas ou então sistemas de paredes duplas.

Já o condicionamento sonoro tem o objetivo de adequar a distribuição de ondas sonoras em um ambiente e condicionar essa distribuição de acordo seu uso. A reflexão dessas ondas sonoras podem ser controladas através do uso de materiais que possuem capacidade de absorção e difusão sonora, que resulta em maior inteligibilidade (compreensão da fala). São geralmente utilizados materiais fibrosos ou porosos, como espumas acústicas, fibras minerais, tecidos e painéis de madeira perfurados.

Nos acostumamos com um contexto ruidoso, sem nos dar conta do quanto o ruído indesejado nos afeta.
Este e-book tem como objetivo demonstrar brevemente como o som atinge o nosso cotidiano e a nossa saúde.

“O mundo está ficando cada vez mais ruidoso. Como resultado, nossa saúde, aprendizado e produtividade estão sofrendo.” (Julian Teasure)

Clique no banner e faça o download.

Acompanhe a Ca2
Facebook
YouTube
Pinterest
Pinterest
LinkedIn
Instagram

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

* campo obrigatório
    Quero Acompanhar Conteúdos Sobre: *