Grandezas de Acústica Para Especificação de Materiais - Ca2

Grandezas de Acústica Para Especificação de Materiais

Para a especificação de materiais, os índices para acústica mais usuais encontrados no mercado são o Rw e o α(alfa “w”). 

Rw (índice de redução sonora ponderado) sintetiza o desempenho de um determinado material em um único número. Esse índice é obtido em laboratório e indica o nível de isolamento acústico daquele elemento.

Em laboratório, o resultado é ensaiado, a execução do elemento é controlada, e por isso, normalmente esse desempenho é superior ao que se vê em campo. É por esse motivo que existem outros descritivos na NBR. 15.575 como as diferenças de nível entre ambientes externos e internos, e uma série de outros critérios que consideram todo o conjunto de vedações e portas, ou vedações e esquadrias, e todas as transmissões laterais que ocorrem.

É sempre importante ter os laudos de ensaio dos elementos que estamos especificando, nesse relatório teremos acesso aos dados de metodologia, fotos da amostra, resultado de isolamento por frequências e o Rw. Essas informações irão facilitar na hora de comparar o desempenho entre dois elementos.

Imagens: Resonics UK / Ecophon

Outro índice comum no caso de revestimentos e forros acústicos é o α(alfa “w”) – coeficiente de absorção sonora do material. Geralmente os fornecedores informam esse dado em catálogo, que assim como o Rw, também é ensaiado em laboratório. No relatório também vemos o dado de absorção sonora por frequência, além do número ponderado que é o alfa “w” – ele informa se um determinado material absorve mais ou menos.

O índice α(alfa “w”)  é um número que vai de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, mais absorvente é considerado o material.

Leia também : Requisitos de Desempenho Acústico -NBR 15575

Nos siga nas redes sociais: Instagram ca2 linkedin ca2 facebook ca2 youtube ca2 pinterest ca2

Cadastre-se para Receber Nossos Conteúdos e Novidades.

Ao se inscrever você concorda com a nossa Política de Privacidade

* indicates required